GOVERNADOR VALADARES – No último sábado (7), Valadares celebrou a Independência do Brasil com um desfile cívico que reuniu mais de 6 mil pessoas na Avenida Minas Gerais. O tema deste ano, “Brasil de Ouro”, foi escolhido para homenagear a performance do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris. O evento, que começou com o hasteamento das bandeiras na Praça do Vigésimo, e culminou em um desfile dividido em três alas: Mais Alto, Mais Longe e Mais Forte – referências ao lema olímpico proposto pelo Barão Pierre de Coubertin.
A abertura do desfile foi realizada pelo Tiro de Guerra e, em seguida, a Polícia Militar (PM), o Colégio Tiradentes e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) desfilaram. O pelotão contou ainda com a presença da Receita Federal, Polícia Penal, Consurge e o grupo de Escoteiros Pedra Negra. A aluna Amanda Ferreira, do Colégio Tiradentes, desfilou como comandante de um dos pelotões, e expressou a sua felicidade ao marchar junto a seu pai. “Foi uma honra”, afirmou Amanda.
Ala Mais Forte
A Escola Municipal Adélia Ribas abriu a ala “Mais Forte” com uma homenagem aos medalhistas olímpicos, encantando a multidão com sua fanfarra e suas manobras circenses. Além dela, participaram da ala o Grupo Escoteiro Fênix dos Vales, a Ordem Internacional das Filhas de Jó e a Liga Valadarense de Capoeira, entre outros. Destaque também para a banda Lira 30 de Janeiro, um patrimônio imaterial da cidade.
Ala Mais Longe
A ala “Mais Longe” teve início com a apresentação da Primeira Igreja Batista de Governador Valadares e sua fanfarra. Grupos como o Projeto Libélula e as Blogueirinhas de GV também alegraram o público. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e seus servidores também marcaram presença, junto com a Águas de Valadares, que fechou esta ala.
Ala Mais Alto
Encerrando o desfile, o Trenzinho da Alegria e o grupo “Mais Um no Grau, Menos Um no Crime” trouxeram o colorido das bicicletas e personagens que encantaram as crianças. O Tenente-Coronel Luciano, comandante do 6º Batalhão do CBM, parabenizou a Prefeitura pela organização e destacou a importância de celebrar a liberdade e cidadania brasileira. “Ser valadarense é uma grande alegria”, finalizou. Para Cirvoneide Moreira, que levou uma criança ao evento, o desfile foi uma oportunidade de ensinar valores cívicos. “É importante que desde cedo as crianças entendam o valor de nossa nação”, ressaltou.
Comments 1
Parabéns a todos que participaram desta data tão especial para o país.