Após as crises simultâneas em diversos setores, ocasionadas pela pandemia de covid-19, a Prefeitura de Valadares informou que disponibilizará políticas públicas para atender pessoas em situação de rua. Para essa decisão, a Administração Municipal considera o aumento significativo dessa população em todo o país. Para conter o problema, o Serviço de Abordagem Social intensificou as ações no município.
Para tanto, o trabalho da equipe de abordagem inclui: aproximação, escuta qualificada e construção do vínculo de confiança com os assistidos. As ações têm por objetivo iniciar o processo de reinserção desse público à sociedade.
Nos últimos dias, a equipe de Abordagem Social se aproximou de 206 pessoas em situação de rua. “Pode parecer pouco, mas é o primeiro passo para que os profissionais do serviço criem laços e, depois, consigam acompanhar esse público até incluí-lo em programas sociais, o que, de fato, transforma a realidade dele”, avaliou a Prefeitura.
Primeiro contato
Segundo a Prefeitura de Valadares, a equipe de Abordagem faz o primeiro contato em ruas, praças e/ou outros locais mapeados com maior incidência de população em situação de rua, mendicância, trabalho infantil, exploração sexual, entre outras condições inapropriadas. Durante as ações, a equipe oferece atendimento a necessidades imediatas, como encaminhamentos e acolhimento nos serviços da área da assistência social, abrigos, saúde, educação, entre outras redes de proteção do município.
Essa assistência ocorre de forma continuada e programada. Sendo assim, atuam nos trabalhos o Creas, Centro Pop, Abrigo Noturno e também o Serviço de Apoio ao Migrante. Além disso, há uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Consultório na Rua, e ainda com comunidades terapêuticas e instituições filantrópicas do município.
“E tudo isso por meio das Políticas Públicas, que tem por objetivo garantir os direitos à cidadania dessas pessoas, tratamento de saúde adequado; em alguns casos, o retorno às famílias, bem como um trabalho digno, reinserção na sociedade e proteção”, reforça a Prefeitura.
Sobretudo, a Prefeitura destaca que o Serviço de Abordagem depende da aceitação da população em situação de rua. E que este público só pode ser retirado dos espaços caso esteja infringindo alguma lei ou ordem, como: praticar crime; perturbar o sossego; brigar; agredir; ameaçar; furtar; roubar ou cometer outras infrações previstas em lei. “Fora isso, elas devem ser tratadas como qualquer cidadão”, explica a Prefeitura.
Proteção ao Patrimônio Público
Como forma de prezar pela segurança de todos, a Prefeitura realiza um pregão para adquirir um gradil de malha. “A ideia é controlar o acesso ao prédio onde funciona a Administração Municipal, além de prevenir eventuais depredações, como as que já aconteceram na porta de entrada da Prefeitura”, esclareceu a ASCOM.
Para o controlador-geral do Município, Luciano Souto, a preservação do patrimônio representa um dever dos gestores públicos. “Os órgãos de controle externo têm ampliado as cobranças quanto às efetivas ações administrativas visando à preservação dos bens e equipamentos públicos. Incumbe à Administração Pública adotar medidas preventivas tendentes a preservar e resguardar o patrimônio público, prezando sempre pela legalidade e pela eficiência, tendo como meta preponderante a contínua melhoria na qualidade dos serviços prestados aos cidadãos”, declarou Souto.
Pessoas em situação de rua já quebraram vidros da Prefeitura
Ainda segundo a Prefeitura, pessoas em situação de rua já quebraram vidros no hall principal da Câmara. A depredação teria ocorrido durante uma briga. Além disso, há queixas de furto nas salas do ambiente térreo e, constantemente, a comunidade flagra casais mantendo relações sexuais debaixo da escada da Câmara Municipal.
“É importante lembrar que o poder público cumpre o seu papel de ofertar as políticas e ações garantidas por lei e disponíveis à população em situação de rua; mas, também, cabe a ele trabalhar pela organização da cidade e zelar pelo bem-estar e segurança de todos”, conclui a Prefeitura de Valadares.