O início do processo de imunização da população de Governador Valadares contra a covid-19 segue de forma gradativa. O município recebeu do Governo do Estado 3.484 doses da vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan, e na semana passada deu início ao processo no município.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até a última quarta-feira (27), 2.934 pessoas dos grupos prioritários haviam recebido a primeira dose da vacina. A segunda dose está garantida e deve ser aplicada num intervalo de duas semanas.
Nesta primeira fase, seguindo os critérios dos planos Nacional e Municipal de Vacinação, já foram imunizados profissionais da saúde que trabalham nos hospitais na linha de frente de combate ao coronavírus, Centro Covid (Policlínica), idosos acima de 65 anos internados em Instituições de Longa Permanência (ILPI’S), servidores do Consurge (Samu) e da Atenção Primária em Saúde.
- Hospital Municipal – 1.009 pessoas vacinadas
- Hospital Unimed – 489 pessoas vacinadas
- Hospital São Lucas – 234 pessoas vacinadas
- Hospital Bom Samaritano – 634 pessoas vacinadas
- Policlínica (sala 28) – 131 pessoas vacinadas
- Instituições de Longa Permanência (ILPI’S) – 290 pessoas vacinadas
- Atenção Primária em Saúde – 147 pessoas vacinadas
A secretária municipal de Saúde, Caroline Sangali, esclarece que já estão em Valadares as doses da vacina AstraZeneca/Oxford, enviadas pelo Ministério da Saúde. No entanto, a Superintendência Regional de Saúde ainda não informou sobre o quantitativo de doses e quando serão direcionados para a cidade. “Estamos na iminência de saber quantas doses receberemos e estamos ansiosos para dar sequência à imunização na nossa população”, disse. (Informações da Prefeitura de Valadares)