GOVERNADOR VALADARES – A partir desta segunda-feira (8), Valadares dá início ao 3º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025. A ação, coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), será realizada até sexta-feira (12) e mobilizará 66 Agentes de Combate às Endemias (ACE), que devem visitar aproximadamente 6 mil imóveis nas zonas urbana e rural do município.
Durante as vistorias, realizadas das 7h às 13h, os agentes têm a missão de identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Além disso, aplicam larvicida em locais com focos do vetor e orientam os moradores sobre como prevenir a proliferação do inseto.
O LIRAa é uma ferramenta essencial para o planejamento das ações de combate ao mosquito, pois permite identificar as áreas com maior risco de infestação. Com base nos dados coletados, a Prefeitura intensifica as medidas de controle e prevenção.
A previsão é que o resultado do levantamento seja divulgado até o dia 19 de setembro. O município reforça a importância da colaboração da população, tanto ao receber os agentes – que estão identificados com uniforme e crachá – quanto ao adotar medidas simples, porém eficazes, no dia a dia.
Entre as orientações destacadas estão: manter caixas d’água sempre tampadas, eliminar recipientes que possam acumular água, colocar areia nos pratos de vasos de plantas, limpar calhas, aplicar água fervente em ralos e manter vasilhames de animais de estimação sempre limpos.
Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com o CCZ pelo WhatsApp (33) 99979-6742. A Prefeitura lembra que, embora os ACE realizem inspeções periódicas, o combate ao Aedes aegypti é uma responsabilidade compartilhada e contínua.







