[the_ad id="288653"]

Valadares está entre as cidades mineiras em alerta para políticas da primeira infância, aponta estudo do TCEMG

FOTO: Freepik

GOVERNADOR VALADARES – Um levantamento inédito do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) acendeu um sinal de alerta para Governador Valadares no que diz respeito à qualidade das políticas públicas voltadas para a primeira infância. O município figura entre as 16 cidades mineiras classificadas no nível mais baixo do Prisma, indicador criado pelo órgão para medir o desempenho de ações destinadas a crianças de 0 a 6 anos.

A avaliação, apresentada pelo conselheiro-presidente Durval Ângelo e pela equipe técnica do TCEMG, coloca Valadares no grupo Laranja, que reúne outros 16 municípios com nota igual ou inferior a 37,5 pontos. Nesta faixa estão também Serro, Rio Casca, Abre Campo, Itabira e Água Boa.

O Prisma considera três dimensões de análise — Educação, Saúde e Proteção/Parentalidade —, avaliando não apenas a existência das políticas, mas também sua qualidade e consistência, a partir de dados oficiais. Com base na média das três áreas, os municípios são classificados em quatro cores: Violeta (alto), Azul (médio alto), Verde (médio baixo) e Laranja (baixo).

“Estamos definindo o futuro dessas crianças e o futuro dessa sociedade. Os agentes públicos poderão redirecionar para uma rota mais eficiente, eficaz e que dê um resultado maior daquilo que queremos, que é a proteção da criança”, destacou Durval Ângelo, ao reforçar a importância de priorizar a primeira infância nos orçamentos e planos municipais.

Segundo o estudo, municípios no grupo Laranja apresentam cenários mais desafiadores e precisam de ações coordenadas e urgentes para melhorar indicadores, especialmente em áreas críticas como a cobertura vacinal, infraestrutura das escolas de educação infantil, redução da mortalidade infantil e fortalecimento da rede de proteção social. Apesar dos desafios, o levantamento também mostra exemplos positivos: apenas 21 municípios mineiros — 2,46% do total — alcançaram o nível Violeta, com desempenho elevado e equilibrado nas três dimensões. São eles: São Sebastião do Rio Preto, Seritinga, Coronel Xavier Chaves, Bom Jesus da Penha, Maxacalis, Guarará, Antônio Prato de Minas, Rosário da Limeira, Presidente Bernardes, Carmópolis de Minas, São João da Lagoa, Pedro Teixeira, Madre de Deus de Minas, Pedra Dourada, São Brás do Suaçuí, Brás Pires, Abadia dos Dourados, Tapiraí, Santa Bárbara do Monte Verde, Olhos D’Água e Piracema.

O relatório do TCEMG aponta ainda disparidades regionais marcantes, refletindo desigualdades socioeconômicas e assimetrias na implementação das políticas públicas. No estado, a maior parte das cidades (423) está no grupo Verde, indicando entraves que impactam diretamente o desenvolvimento infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM