Estabelecimentos comerciais seguem com medidas preventivas e cuidados necessários
Na tarde desta quarta-feira (3), em uma coletiva de imprensa, o governador Romeu Zema (Novo) anunciou a criação da onda roxa no programa Minas Consciente.
No entanto a Prefeitura esclarece que a medida não vale para Governador Valadares, que segue fora do programa do Estado, seguindo o Protocolo Sanitário Municipal de Enfrentamento à Covid-19, que está em vigor deste o dia 22 de janeiro. As informações são da Secom/PMGV.
Seguindo o Protocolo Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) publicou, nessa terça-feira (2), a portaria que determina que Valadares permanece no Nível de Alerta Alto contra a Covid-19. Por esta razão os estabelecimentos comerciais seguem funcionando com até 1/3 da capacidade total.
A avaliação para a permanência nesta classificação se deu após mais uma avaliação dos seguintes indicadores: incidência diária, taxa de aumento de mortalidade, taxa de transmissão e taxa de ocupação de leitos UTI-Covid. A análise dos indicadores é feita pelo Comitê de Situação Epidemiológica, formada por membros do Departamento de Vigilância em Saúde, Hospital Municipal e Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação.
Confira como funciona cada nível de alerta:
Nível de Alerta Alto: Poderão funcionar todas as atividades comerciais, industriais, de saúde e de lazer, respeitando a lotação máxima de 1/3 da capacidade. A exceção são as danceterias, discotecas e casas de shows, que funcionarão apenas no Nível de Alerta Baixo.
Nível de Alerta Médio: Poderão funcionar todas as atividades comerciais, industriais, de saúde e de lazer, respeitando a lotação máxima de 2/3 da capacidade. A exceção continua sendo as danceterias, discotecas e casas de shows, que funcionarão apenas no Nível de Alerta Baixo.
Nível de Alerta Baixo: Poderão funcionar normalmente todas as atividades comerciais, industriais, de saúde e de lazer.
(*Informações Secom/PMGV)