Valadarenses e mineiros do Leste do estado fomentam a economia na grande Boston

Primeiros desbravadores do comércio de várias cidades do entorno da capital de Massachusetts e microempreendedores contam com importante apoio da CDLE/USA

por Eduardo Lima e Raimundo Santana

Você conhece a Câmara de Dirigentes Lojistas e Empreendedores dos Estados Unidos (CDLE/USA)? É uma entidade composta por empresários brasileiros que vivem em Massachusetts, nos Estados Unidos, com o objetivo de expandir iniciativas empreendedoras das comunidades brasileiras. A grande maioria dos membros associados é de Minas, especialmente de Governador Valadares e Ipatinga. Eles administram lojas ou mercadinhos em várias atividades comerciais, setor de farmácia, cosméticos, setor imobiliário ou área de investimentos.

Em entrevista ao DRD, a empresária e atual presidente da CDLE/USA, Simone Mocelin, contou um pouco da história da entidade, o trabalho de incentivo e a participação dos brasileiros na geração de negócios.

Empresária Simone Mocelin, presidente da CDLE/USA

A CDLE/USA é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 2006 e há 15 anos atuando em Massachusetts. Agora conta com representantes em New Hampshire. A entidade foi criada por membros do comércio brasileiro nos Estados Unidos, com o objetivo de fortalecer iniciativas empreendedoras. Ela nasceu a partir de uma grande necessidade de informação por parte dos empresários brasileiros em relação a questões de bom gerenciamento, legislação americana, seus direitos e obrigações. Com esses propósitos, a entidade realiza reuniões mensais, assim como eventos, com a presença de palestrantes conceituados em diferentes áreas de atuação, a fim de esclarecer as dúvidas do empresariado local. Neste momento de pandemia, as reuniões estão ocorrendo de forma híbrida.

Diretoria da CDLE/USA eleita para o biênio 2021/2022

Recentemente houve uma série de mudanças na entidade. A presidente, Simone Mocelin, revelou que uma das novidades é que a CDLE contará com representantes por distritos. A cidade de Somerville atenderá boa parte da grande Boston. Haverá também diretores e reuniões nas cidades de Framingham, Marlborough, Worcester, Cape Cod, Martha’s Vineyards e ainda no estado de New Hampshire, na cidade de Nashua, visando atender os empresários brasileiros.

O DRD bateu um papo com Simone Mocelin, sobre as ações da CDLE/USA. Acompanhe.

DRD – Conte um pouco da sua história.

Simone – Sou curitibana, moro há 20 anos nos Estados Unidos. Vim direto pra Boston com uma mala cheia de sonhos, em busca de oportunidades na América. Atuo no ramo de Educação Corporativa e Visita Técnica Internacional. Sou a primeira mulher a ser eleita para a presidência da CDLE/USA.

DRD – Quais os tipos de facilidades que a CDLE oferece aos empresários brasileiros que já estão instalados em solo americano e àqueles que pretendem investir nos EUA?

Simone – Reuniões mensais que proporcionam um ambiente no qual o empresário pode se conectar com outros empresários prestadores de serviços, trocar experiências, compartilhar ideias e até mesmo fazer novas amizades.

DRD – Como é o relacionamento entre as partes? A entidade precisa ser provocada ou tem um canal de comunicação direta com o empresariado?

Simone – As reuniões são divulgadas através das redes sociais e mídia local, como jornais impressos e outras redes. Todos os empresários são bem-vindos.

DRD – Qual a orientação para os brasileiros que vão para os Estados Unidos em busca de abrir um empreendimento? Como se tornar um associado da CDLE?

Simone – Para concretizar o sonho de abrir uma empresa é preciso ter planejamento, organização e paciência. Ao chegar aqui nos EUA, sugiro que participe de reuniões de negócios, como Câmara do Comércio Brasileiro, entre outros; busque informação sobre a área de interesse; se possível, trabalhe para uma empresa para entender o processo daquele ramo. Logo que possível, contrate um bom contador, para que possa abrir a empresa e ser bem orientado quanto à questão de impostos, direitos e deveres do empresário. Mas se o empreendedor nunca teve uma empresa, é fortemente recomendado que busque cursos de capacitação, em especial gestão financeira, ou seja, gestão empresarial. Qualquer brasileiro pode participar da CDLE. Basta enviar um e-mail info@cdleusa.com, para que possamos por na lista de convidados e receber a nossa newsletter mensalmente.

DRD – Qual o perfil do empresário que a CDLE atende e quais os segmentos que mais utilizam os serviços da entidade?

Simone – O perfil do empresário é brasileiro, empreendedor nato e que está buscando se conectar com pessoas que também têm o objetivo de crescer. A entidade não disponibiliza de serviços. Proporcionamos o networking e educação empresarial durante as reuniões. Os segmentos que participam das reuniões são bem diversificados: construção civil, limpeza, marketing, alimentação, advogados, contadores etc.

DRD – Há diferenciação entre o empresário brasileiro e o americano, tipo criatividade, qualidade, atendimento, relacionamento laboral?

Simone – Há diferença entre o empresário brasileiro e o americano, diretamente ligada à cultura. O brasileiro demonstra ser mais criativo, atencioso, flexível e aberto a novas ideias do que os americanos aqui da região de Massachusetts.

DRD – Qual a participação dos empreendedores mineiros no comércio de cidades com mais presença de brasileiros?

Simone – A participação dos mineiros aqui é muito grande. Posso dizer que a maioria é de Governador Valadares e cidades vizinhas, no Leste de Minas. Os renomados restaurantes da nossa região, os donos são de Minas Gerais. Também tem donos de lojas de móveis, roupas e até veículos, pois os mineiros foram desbravadores na região da Nova Inglaterra.

Fundador da CLDE/USA ressalta a participação dos mineiros na geração de negócios em Framingham

O fundador da CDLE/USA é o empresário João de Arruda Melo, que presidiu a entidade entre os anos de 2006 a 2018. “A CDLE é muito ativa em Framingham. Ela foi fundada graças à Federação Brasileiras dos Lojistas. Os comerciantes podem se tornar associados sem qualquer burocracia e livres de impostos. Todos são bem-vindos. Aqui em Framingham, cerca de 80% da população é de Governador Valadares; muitos abriram algum negócio ou mercadinho. Temos também bastante morador que é de Ipatinga. Esses abriram lojas de conveniência, açougues e lojas de produtos naturais. A comunidade mineira domina por aqui”, contou João.

João de Arruda ressaltou a participação de mineiros no centro comercial de Framingham

Outro apoiador da CDLE/USA é o empresário mineiro de Virgolândia Edirson Paiva, CEO do jornal Brazilian Times. O jornal é o primeiro semanário brasileiro nos Estados Unidos, sendo publicado desde agosto de 1988. Tem uma circulação local para os estados de Massachusetts, New Hampshire e Rhode Island. Segundo Paiva, a idealização Brazilian Times surgiu depois de seis anos de vivência na região de Boston, em Massachusetts.

“Iremos completar agora em agosto 33 anos de fundação. Chegar a essa marca é uma satisfação enorme para mim. Na época em que cheguei aqui, não tinha nenhum jornal brasileiro. Na minha vida, tive uma experiencia pequena no Diário do Aço, em Ipatinga, atuando como revisor, pois sou formado em letras e acabei vendo de perto como funcionava um jornal impresso. Decidi ir para os Estados Unidos em 1982 e montei o jornal brasileiro em 1988. Depois de um tempo, montamos uma parceria com o Diário do Rio Doce, e até cheguei a distribuir o DRD aqui em Boston”, contou.

Paiva diz que é um admirador da CDLE/USA. “A gente apoia a CDLE e todos os colaboradores brasileiros.”

Edirson Paiva, fundador do Brazilian Times

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM