Valadarense é vítima de golpista que clona celular e usa o whatsapp para pedir dinheiro emprestado

Um golpe contra os usuários do serviço de troca de mensagens instantâneas whatsapp está se tornando cada vez mais comum. Criminosos digitais têm invadido contas do aplicativo e pedido dinheiro emprestado em nome das vítimas. Os criminosos se passam pelo dono da conta e pedem dinheiro à lista de contatos, levantando poucas suspeitas de amigos e parentes. O processo todo começa com a clonagem da linha do celular. A vítima fica sem sinal, enquanto o criminoso “toma conta” do número, pedindo o dinheiro emprestado às outras vítimas do golpe.

Em Valadares o golpe já fez vítima. Na manhã de segunda-feira, 22, a Polícia Militar registrou uma ocorrência em que o funcionário público L.H. relata que, por volta de 10h30, seu chip de celular e whatsapp parou de funcionar, retornando somente às 13h30, após resgatar o chip em uma loja da operadora. L. relata que um indivíduo desconhecido, usando seu número de celular, entrou no whatsapp e conversou com seus contatos como se fosse ele. A vítima conta que, durante o período de pane provocado pelo suspeito, esse pediu dinheiro emprestado para a maioria de seus contatos. O professor R.P.A. foi a primeira vítima. Por volta de 10h29 ele conversou com o funcionário público, pelo whatsapp, e a conversa era exatamente sobre um acerto financeiro que o professor precisava fazer com ele.

O professor disse que enviou uma mensagem para L.H., marcando um local para fazerem o acerto, mas a conversa cessou por alguns instantes e, logo em seguida, quem respondeu foi o suspeito, o qual disse que seria melhor transferir para a conta dele. Segundo ele, o valor que o suspeito pediu era próximo do valor do acerto. Então, ele fez a transferência da quantia de R$ 2.300,00 para a conta poupança de terceiro, na Caixa. L.H. relata ainda que outro amigo dele depositou a quantia de R$ 1.500,00 na conta de outra pessoa, no Banco do Brasil. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o caso.

Como evitar

Para evitar cair no golpe, especialistas aconselham os usuários do whatsapp a usarem a autenticação em dois fatores do aplicativo. Dessa forma, o app usa duas formas diferentes para validar o acesso do usuário. Assim, para entrar no seu whatsapp, você terá de digitar uma senha de seis dígitos, o que pode evitar que criminosos entrem na sua conta apenas com a clonagem do número celular.

Para ativar a autenticação de dois fatores, realize os seguintes passos:

  1. Entre nas configurações do aplicativo e selecione o campo “conta”;
  2. Procure pela opção “verificação em duas etapas” e ative;
  3. Digite a senha de seis dígitos solicitada pelo aparelho, e um e-mail para contato;
  4. Pronto! Agora seu aparelho sempre irá solicitar a senha, quando você quiser acessar o whatsapp de um novo celular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Homem esfaqueia esposa e sogra e é preso pela PM

🔊 Clique e ouça a notícia CARATINGA – Na manhã desta terça-feira (7), a Polícia Militar de Minas Gerais (PCMG) foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica em

Homem é morto a tiros em bar no Santa Rita

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Na manhã desta terça-feira (7), por volta das 9h, um homicídio foi registrado na Rua Amélia Habib, no bairro Santa Rita.