O valadarense Jairo Lopes dos Santos, que se apresentava na comunidade brasileira como Jairo Camargo, foi preso nessa segunda-feira (30), depois de supostamente ter esfaqueado outro brasileiro, em uma casa na cidade de Eatontown (New Jersey). A vítima, identificada por Mário Alexandre Brasileiro Machado, continua hospitalizada. Jairo tem 34 anos e foi preso sob a acusação de tentativa de homicídio e lesão corporal grave.
De acordo com as informações de uma testemunha, que falou sob anonimato, o suspeito morava na casa onde aconteceu o crime há dois meses, e a vítima há dois dias. O dia da tentativa de assassinato foi a primeira vez que os dois se viram, mesmo morando na mesma residência. Jairo estaria embriagado, e seria conhecido por ser uma pessoa muito agressiva e problemática na comunidade.
A testemunha disse que Jairo estava na cozinha, sentado à mesa. Em dado momento, o suspeito começou a gritar e a vítima subiu para o andar superior evitando mais confusão. “As câmeras de segurança do imóvel registraram o momento em que ele pegou uma faca e, quando o Mário desceu, foi confrontado pelo agressor”, disse.
Ainda segundo o depoimento, Jairo teria cercado Mário e desferido um soco em sua cabeça. Imediatamente Mário teria revidado com uma cabeçada. “Nesse momento o acusado golpeou com a faca e cortou o pescoço dele”, disse a testemunha.
Ao ser esfaqueado, o agressor saiu correndo da casa e a vítima subiu e bateu nas portas dos quartos pedindo ajuda. As outras pessoas que estavam na casa teriam se trancado, com medo de que Jairo atacasse mais alguém.
A vítima estava perdendo muito sangue e os amigos envolveram uma toalha em seu pescoço até que a polícia e a equipe de paramédicos chegassem ao local. Jairo fugiu em uma van que pertencia à companhia na qual ele trabalhava.
Depois que a polícia chegou e ouviu as testemunhas, as buscas pelo mineiro foram iniciadas. O suspeito foi encontrado escondido atrás de uma loja de conveniência na cidade de Long Branch (NJ), por volta das 2h40 da madrugada de segunda-feira, dia 30. Ele estava dormindo dentro do veículo, com a faca usada no crime ao seu lado.
O relatório policial afirma que a faca utilizada não pertencia à casa, o que indica que Jairo já estava com intenção de agredir alguém.
A vítima passou por uma cirurgia e encontra-se estável. Jairo está preso e ainda sem data de audiência para pré-julgamento, já que os tribunais estão paralisados por conta da pandemia da Covid-19.
Confira o vídeo produzido pela TV Leste sobre o crime:
(Fonte: Brazilian Times. Com informações do Globe News USA/Thathyanno Desa)