GOVERNADOR VALADARES – O piloto valadarense de parapente Breno Nunes Coleta, conquistou o Campeonato Brasileiro de Parapente na modalidade de Pouso de Precisão. A vitória veio na segunda e decisiva etapa da competição, realizada entre os dias 11 e 13 de julho em Alfredo Chaves (ES). Além da conquista neste mês, o Breno também garantiu o título da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Pouso de Precisão que aconteceu em abril, no município de Jandaia, em Goiás.
Com o título nacional, o valadarense garantiu vaga na seleção brasileira que disputará o Campeonato Pan-Americano. A competição internacional deverá acontecer em 2026 no Chile.
“Foi um prazer imenso participar e ganhar esse campeonato brasileiro, pois é uma modalidade que está crescendo e tomando reconhecimento”, disse Breno, que já havia vencido a primeira etapa do campeonato em Jandaia, Goiás, em abril deste ano.
Mesmo com a conquista, a final foi marcada por reviravoltas. “Teve momentos decisivos… após a segunda bateria de pousos, eu estava mais abaixo na colocação, e com o último pouso eu consegui reverter e ganhar em primeiro”, relembra. Segundo ele, o nível técnico da disputa foi alto, com muitos adversários qualificados e condições climáticas instáveis, o que tornou a competição ainda mais desafiadora.
Treino diário em Valadares
Os treinos de Breno acontecem aqui em Governador Valadares, onde mantém uma rotina intensa em um sítio próprio voltado ao voo livre. “Tenho uma frequência de realizar voos todos os dias, então sempre estou voando e treinando, decolando e pousando várias vezes ao dia”, explica.
A modalidade exige não apenas habilidade técnica, mas também equipamentos específicos e controle emocional. “Para um bom resultado, é necessário um parapente lento, de aluno. A preparação física consiste em realizar vários pousos com boa precisão nos alvos. A mental é manter a calma antes do campeonato e focar sempre no alvo após a decolagem”, destaca.
Pouso de Precisão: técnica e controle
Ao contrário das provas de Cross Country, em que os pilotos precisam percorrer longas distâncias passando por pontos obrigatórios até atingir a linha de chegada, o pouso de precisão exige um alto grau de controle e habilidade no momento do pouso. O objetivo é atingir com exatidão o centro de um pequeno alvo circular posicionado no solo.
“Me atrai porque me desafia a pousar com precisão em tal lugar”, resume Breno, destacando a paixão pela modalidade que o colocou entre os principais nomes do parapente de precisão no Brasil.
Um sonho de infância realizado
Hoje aos 29 anos, a trajetória o jovem piloto de parapente conta que começou no esporte por causa de um desejo antigo de infância. “É um sonho de criança, sempre tive vontade de voar. Na vida adulta eu realizei o voo duplo e, após vários voos, iniciei o curso para piloto solo. Desde então, vivo do voo livre, realizando voos duplos com passageiros”, conta. Com a experiência acumulada, ele já soma diversos troféus em campeonatos regionais na modalidade de precisão.
Da pista ao pódio internacional
Em junho, o valadarense alcançou a 5ª colocação no Pré-Pan-Americano, que acontecu no Chile. Agora, fará parte da equipe brasileira ao lado dos pilotos Valney Oliveira (Guarapari), Rubens Schunck (Alfredo Chaves), João Batista Lazarone (Vitória) e Leonardo Alves (São Paulo). Breno é o único representante de Governador Valadares na seleção.
Apesar do reconhecimento nacional e da vaga garantida na seleção brasileira, Breno segue em busca de apoio para continuar competindo em alto nível. “Em outubro de 2025 acontecerá o campeonato mundial de pouso de precisão, na Turquia. Porém, tenho pouco recurso, então não devo participar”, lamenta. Ainda assim, ele confirma presença no Pan em 2026.
O valadarense precisa de patrocinadores para viabilizar a participação nas próximas competições internacionais, especialmente no Pan-Americano de 2026, no Chile. “É necessário levantar fundos para as despesas de viagem, hospedagem e alimentação”, explica. Interessados em apoiar sua trajetória no esporte podem entrar em contato diretamente com o piloto pelo WhatsApp: (33) 99942-7391.








