GOVERNADOR VALADARES – O atleta valadarense Davy Lucas Alves irá representar, pela primeira vez, a cidade de Governador Valadares na modalidade bocha nas Paralimpíadas Escolares, que serão disputadas em São Paulo entre esta quarta (26) e sexta-feira (28).
A vaga na competição nacional foi conquistada após o desempenho de destaque nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), realizados em agosto deste ano, em Poços de Caldas. Na ocasião, Davy garantiu a medalha de ouro em sua categoria e ainda foi considerado vice-campeão geral na bocha paralímpica. Davy é um dos talentos revelados em 2024 pelo Programa Paradesportivo Nacional II, da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), desenvolvido na Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Elorz. O projeto tem como objetivo identificar estudantes com deficiência com aptidão esportiva e ampliar o acesso ao esporte adaptado dentro do ambiente escolar.
Com a expansão das ações, em 2025 o programa passou a ser realizado na Praça de Esportes, onde o município agora oferece aulas de futsal e bocha para alunos com e sem deficiência. A proposta busca estimular a convivência, a inclusão social e o desenvolvimento esportivo.
Para o diretor de Esportes e Lazer, Anselmo Nunes do Nascimento, a participação inédita de um atleta valadarense nas Paralimpíadas Escolares é motivo de celebração. “A presença do atleta valadarense nas Paralimpíadas Escolares marca um momento significativo para o esporte local e contribui para o fortalecimento da política municipal de incentivo às modalidades paralímpicas”, destacou.







