Vai pagar imposto de renda? Saiba como transformar parte do valor em doação

Já pensou em transformar parte do Imposto de Renda em doação para uma instituição beneficente? Dessa forma, em vez de entregar o dinheiro direto ao governo, você pode, por exemplo, direcionar parte do valor para instituições na sua cidade, sem pagar nada a mais por isso. Para realizar a doação é necessário informar, no momento da declaração do imposto, a instituição que pretende ajudar.

Até 6% do chamado imposto devido pode ser convertido em doação. Dessa porcentagem, até 3% do imposto devido pode ser transferido para fundos ligados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e mais 3% para fundos de apoio aos Conselhos do Idoso. O Fundo para Infância e Adolescência (FIA) e o Fundo do Idoso são os responsáveis por repassar o valor às instituições escolhidas previamente.

O professor universitário Almir Cleber Lacorte destina, desde 2019, parte do pagamento do imposto para instituições de Governador Valadares. A iniciativa começou após o contador dele falar sobre essa possibilidade de ajudar transferindo parte do valor.

“Pouquíssimas pessoas têm conhecimento desse fundo solidário. Eles falam até que 95% das pessoas não têm conhecimento deste fundo, e que elas podem doar sem prejuízo nenhum, não vai descontar. Mesmo as pessoas que têm restituição podem doar e depois a Receita compensa no montante”, contou Almir.

Segundo o professor universitário Almir Lacorte, a doação para instituições do município permite fiscalizar e acompanhar melhor a aplicação do recurso – Crédito: Igor França/ DRD

Sobre o Imposto de Renda Solidário, o contador João Márcio Luiz fala da importância de as pessoas aderirem a este programa. “É importante as pessoas, no momento da sua declaração, pensarem no lado social, porque nós temos várias entidades, como na nossa cidade, em Governador Valadares, que recorrentemente precisam de ajuda, por passarem dificuldades financeiras. Então, este contribuinte, ao invés de pagar o imposto direcionando para o governo, pode transformar parte deste recurso em uma ajuda para essas entidades.”

João ainda esclarece ainda que a adesão ao Imposto de Renda Solidário não aumenta os custos para o contribuinte. “Um exemplo: se o contribuinte vier a pagar 5 mil reais de imposto, ele vai pagar os mesmo 5 mil, porém, uma parte desse recurso será destinada para a entidade.”

Se você tem alguma dúvida ou quer saber mais sobre a declaração do Imposto de Renda deste ano, o DRD fez uma reportagem esclarecendo as principais dúvidas dos contribuintes. Clique no link para acessar: Como evitar erros na declaração do Imposto de Renda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM