Os pecuaristas têm até o dia 20 de dezembro para realizar a imunização de bovinos e bubalinos de zero a 24 meses
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou a prorrogação da vacinação contra a febre aftosa em Minas Gerais para até 20 de dezembro. Após dificuldade com a distribuição das doses da vacina no estado, o prazo foi esticado para que os pecuaristas mineiros tivessem tempo hábil na imunização, preservando a sanidade do rebanho.
O pecuarista deve ficar atento ao prazo para comprovar (declarar) a imunização até 10 dias após o término da campanha de imunização. Por causa da prorrogação, o procedimento também foi adiado, ou seja, o produtor mineiro poderá declarar a imunização de bovinos e bubalinos de zero a 24 meses até 30 de dezembro. A ampliação do prazo e o remanejamento de doses das vacinas foram avaliados e autorizados pelo Mapa.
O produtor comprova a vacinação dos bovinos e bubalinos usando o formato eletrônico de declaração que está disponível em ima.mg.gov.br ou, caso tenha cadastro, acessando o Portal de Serviços do Produtor.
Outra opção é o envio da declaração para o e-mail da unidade do IMA responsável pela jurisdição do município, ou presencialmente, em uma das unidades. Informações: Agência Minas