O Dia D de vacinação contra a raiva em cães e gatos, realizado em Valadares, no último sábado (17), não atingiu a meta estabelecida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A expectativa era vacinar 23 mil animais, mas apenas 15 mil se vacinaram contra a raiva. Dessa forma, a vacinação vai ser prorrogada até o final deste mês. A imunização será no CCZ, das 7h às 10 e das 13h às 16h.
Pessoas que possuem cães bravos ou mais de três animais em casa podem acionar a vacinação em domicílio. Basta ligar para um dos números do CCZ – 3273-1014 ou 3271-7381 – e agendar a data e horário.
Sobre a raiva
A raiva é uma zoonose (doença que passa dos animais ao homem e vice-versa). Um vírus transmite a doença tanto para o homem como para o animal. Envolve o sistema nervoso central, podendo levar ao óbito após curta evolução.
A transmissão da doença ocorre quando o vírus existente na saliva do animal infectado penetra no organismo por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura. A principal forma de prevenção é a vacinação. Fonte: Ministério da Saúde