GOVERNADOR VALADARES – Está liberada, de forma temporária, em Governador Valadares, a aplicação da vacina meningocócica ACWY, que protege contra a meningite, formas graves da doença e infecções generalizadas. A ampliação do público-alvo foi informada por meio do Memorando Circular nº 2/2026, emitido pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nesta terça-feira (21), e vale para todos os municípios mineiros, conforme a disponibilidade de doses.
Com a medida, podem receber o imunizante adolescentes de 15 a 19 anos, 11 meses e 29 dias, que ainda não tenham recebido a dose recomendada pelo Ministério da Saúde. Além disso, a vacina segue sendo aplicada em crianças que recebem a primeira e a segunda dose aos três e cinco meses de idade, respectivamente. A iniciativa tem como objetivo evitar perdas técnicas, garantir o melhor aproveitamento dos imunobiológicos, otimizar a aplicação das doses disponíveis e ampliar a proteção da população elegível durante o período de validade das vacinas, que vence em fevereiro deste ano. A SES-MG ressalta que a ampliação está condicionada à quantidade de doses em estoque e ao prazo de validade dos imunizantes.
A população pode procurar a unidade de saúde mais próxima ou o Vacimóvel para receber a vacina. Para a imunização, é necessário apresentar o cartão de vacinação e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). Crianças de um ano de idade também recebem a vacina meningocócica ACWY como dose de reforço. Já aquelas que não receberam o reforço aos 12 meses devem ser vacinadas até completarem 4 anos, 11 meses e 29 dias, conforme orientação do Ministério da Saúde.







