[the_ad id="288653"]

Vacina contra a febre amarela está disponível em Valadares

FOTO: Freepik

GOVERNADOR VALADARES – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a vacina contra a febre amarela encontra-se disponível em Valadares, sendo a principal forma de prevenção contra a doença. Embora a cidade não tenha registrado casos nos últimos anos, a colaboração da população é essencial para manter o município protegido.

A vacinação contra a febre amarela segue o seguinte esquema:

  • Crianças devem receber a primeira dose aos nove meses de idade e a dose de reforço aos quatro anos;
  • Pessoas de cinco a 59 anos que ainda não foram vacinadas ou que não possuem comprovante de vacinação devem se imunizar;
  • Aqueles que receberam apenas uma dose antes dos cinco anos também precisam da dose de reforço.

A vacina está disponível gratuitamente nas salas de vacina das unidades de saúde em funcionamento no município. Para se vacinar, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, documento com foto e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Transmissão da doença

A SMS esclarece que os macacos não são responsáveis pela transmissão da febre amarela. Os vetores da doença são os mosquitos Haemagogus e Sabethes, que atuam em áreas de mata, e o Aedes aegypti, em áreas urbanas. Para reduzir os riscos de exposição ao vírus, a recomendação é adotar medidas protetivas, como o uso de repelentes e roupas de mangas longas, instalação de telas em janelas e evitar a circulação em regiões de mata sem a devida proteção.

A presença de macacos mortos ou doentes pode ser um indicativo da circulação do vírus na região. Nestes casos, a população deve acionar imediatamente o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), pelo telefone (33) 3273-1014, para que as providências sejam tomadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM