Uso de máscaras será obrigatório a partir desta sexta (8) em Valadares

Decreto Municipal torna obrigatório o uso de máscaras faciais pelos passageiros do transporte coletivo urbano, agências bancárias, estabelecimentos comerciais e outras formas de aglomeração

O uso de máscaras, como medida de prevenção ao contágio do novo coronavírus (Covid-19), passará a ser obrigatório a partir desta sexta-feira (8), em Governador Valadares.  A medida está prevista no Decreto Municipal 11.157, publicado na tarde de terça-feira (5).

A iniciativa do governo municipal leva em consideração a necessidade de constante revisão da situação epidemiológica decorrente da pandemia do coronavírus (Covid-19) e das medidas destinadas ao seu enfrentamento na cidade.

O decreto estabelece também distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas dos estabelecimentos mencionados (bares e restaurantes). Ainda autoriza o retorno dos atendimentos de caráter eletivo de alguns procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como, por exemplo, exames laboratoriais para gestantes, consultas, exames diagnósticos para pacientes inseridos no “Programa Glaucoma GV”, tratamentos especializados laboratoriais e cirúrgicos em nefrologia, entre outros.

De acordo com o prefeito André Merlo, haverá fiscalização em relação ao cumprimento do Decreto Municipal. “A gente pede que proprietários e funcionários do comércio orientem as pessoas, porque, senão, vai fechar tudo de novo, e nós não queremos. Estamos no rumo da flexibilização, e as pessoas têm que entender que não pode ser um relaxamento.”

Valadarenses comentam sobre o uso obrigatório de máscaras

Algumas cidades mineiras já haviam adotado o uso obrigatório de máscaras. Em Valadares, pessoas ouvidas pela equipe de reportagem do DRD concordaram que a medida é válida, mas outras ações de controle da disseminação do novo coronavírus devem ser mantidas.

“Essa é uma das melhores formas contra o vírus, mas devemos tomar todos os outros cuidados, para que a máscara seja realmente uma barreira enquanto estamos na rua ou em ambientes com mais pessoas. Mas precisamos lembrar também que precisamos ter responsabilidade individual, que acaba sendo a melhor medida para combater o vírus neste tempo”

Erica Dividorio – Publicitaria, 24 anos

“Essa é uma medida que está de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e é o certo a se fazer neste momento. Essa é uma lei excelente, que vai ajudar na prevenção contra a Covid-19 e, acredito eu, vai fazer as pessoas perceberem a gravidade da situação.”

Tiago Pereira – Programador, 28 anos

“Acho que essa medida já deveria estar em vigor há muito tempo, afinal, o mínimo que podemos fazer nessa situação é tentar nos prevenir. Esse decreto com certeza irá ajudar, principalmente para quem depende do transporte público, como eu, e acho que os ônibus devem ser higienizados constantemente, estar bem ventilados e com uma boa frota, para evitar lotações”

Yasmin Zinato – Estudante de Publicidade e Propaganda, 21 anos

Confira a íntegra do Decreto 11.157, de 5 de maio de 2020

Decreto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM