Seguindo a decisão de outras cidades mineiras, a Prefeitura de Timóteo informou nessa segunda-feira (14) que não é mais obrigatório o uso de máscaras para a prevenção de contágio da covid-19 em locais abertos. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município.
Segundo o Decreto, a medida levou em conta o avanço da vacinação no Município, a redução do índice de contágio pelo vírus, na Microrregional de Saúde de Coronel Fabriciano e na Macrorregional de Saúde de Ipatinga.
Em ambientes fechados, o Município segue a orientação da Secretaria de Estado de Saúde, que, nesse caso, recomenda o uso facultativo de máscara.
No caso das empresas do transporte público que operam no Município, fica vedado o transporte de passageiros que não estejam utilizando a máscara. Da mesma forma, os estabelecimentos de acesso ao público, privados ou públicos, deverão manter a exigência e o uso adequado da máscara.
Também permanece obrigatório o uso de máscara de proteção individual, cobrindo o nariz e a boca, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas clínicas médicas e odontológicas, na UPA Geraldo dos Reis Ribeiro e nos hospitais.
Sobre a vacinação em Timóteo
Segundo as informações divulgadas pela Prefeitura, até o momento a imunização já alcançou a 83,86% dos moradores em primeira dose; 68,05% em segunda dose; 1.510 doses únicas; 38% de doses de reforço; e doses pediátricas: 35,5% em primeira dose e 1,70%, em segunda dosagem. Informações: Prefeitura de Timóteo