[the_ad id="288653"]

Usina Hidrelétrica de Baguari realiza simulação de evacuação em caso de emergência

Usina Hidrelétrica de Baguari realiza simulação de evacuação em caso de emergência
FOTO: Consórcio UHE Baguari

GOVERNADOR VALADARES – A Usina Hidrelétrica de Baguari, em parceria com as Defesas Civil, realizará uma simulação de evacuação do Plano de Ação de Emergência (PAE). A ação acontecerá na próxima terça-feira, dia 28, no distrito de Baguari, em Governador Valadares. O objetivo é preparar a população do entorno da usina para saber como agir em caso de uma evacuação de emergência.

“A participação da população é fundamental para que todos fiquem seguros em caso de uma eventual evacuação de emergência. É importante ressaltar que a barragem da Usina Baguari é segura e constantemente monitorada, inspecionada e fiscalizada. Atualmente, a usina opera normalmente, sem qualquer anomalia que represente risco para a usina ou para as comunidades do entorno”, afirma Lucas Rodrigues, gestor de Operação e Manutenção da UHE Baguari.

Simulado como parte das medidas de segurança

As simulações são mais uma etapa da implantação do Plano de Ação de Emergência, medida da Política Nacional de Segurança das Barragens que visa aumentar ainda mais a segurança da população na região da usina.

No dia da simulação, às 14h30, a sirene de alerta da usina será acionada. Ao ouvir a sirene, a população deverá seguir as placas de sinalização na localidade e se dirigir aos pontos de encontro, que estão próximos à Escola Estadual Marco Geber Sirio e ao beco da Rua Roberto Soares.

As equipes da UHE Baguari e da Defesa Civil estarão nos pontos de encontro para receber os moradores, tirar dúvidas, prestar informações e orientar sobre o aplicativo PROX, que facilita a comunicação entre a usina e a comunidade.

A barragem está com rachadura ou representa algum problema estrutural? 

O Consórcio UHE Baguari informou que a barragem está segura. A elaboração do PAE e a instalação do sistema de alerta são uma obrigação legal e uma medida preventiva. Além do monitoramento realizado rotineiramente, que confirma seu estado normal de estabilidade, ela é fiscalizada pelos órgãos reguladores do setor elétrico, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Quando a sirene tocar, significa que a barragem rompeu? 

O Consórcio UHE Baguari explicou que a sirene tocará quando houver uma situação de risco que possa comprometer a estrutura da barragem. Seu acionamento está condicionado aos protocolos de segurança e seguirá os níveis de emergência previstos no Plano de Ação de Emergência (PAE). Caso aconteça o acionamento da sirene, a população deverá seguir, com calma e de forma segura. O Consórcio reforça, que entre a Rota de Fuga até o Ponto de Encontro mais próximo haverá tempo suficiente para o deslocamento.

Treinamento realizado em 2022

Em 2022, a Usina Hidrelétrica de Baguari já havia realizado o treinamento do PAE nível B. Na época, a ação tinha como foco instituições de segurança, com a participação das Defesas Civis municipal, estadual e nacional, além do Corpo de Bombeiros.

Comments 1

  1. Márcio Grossi says:

    Porque não existe esse plano de evacuação na cidade de Gov. Valadares, principalmente na Ilha dos Araújos? Estamos super vulneráveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM