Instituições aguardam decisão do poder público para a avaliação dos protocolos de segurança para retorno
EDUCAÇÃO – As aulas no ensino superior em Governador Valadares já estão sendo retomadas, mas, por enquanto, de forma online. A previsão é de que as atividades presenciais retornem a partir de março, conforme o “plano de retomada de atividades” de cada instituição de ensino superior. Algumas instituições privadas já sinalizaram o desejo do retorno presencial, mas aguardam aprovação e autorização do plano de retomada junto à Secretaria Municipal de Educação.
O DRD procurou a direção das instituições de ensino superior, que se manifestaram sobre o ano letivo em 2021.
Fadivale
Na Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (Fadivale) o ano letivo começa na próxima semana, dia 18, por enquanto de forma remota. De acordo com o coordenador acadêmico da instituição, Amarildo Costa, a direção da faculdade aguarda autorização do poder público municipal para retornar de forma presencial.
“A Fadivale já submeteu ao poder público municipal o seu plano de retomada de atividades presenciais e está aguardando a aprovação e autorização pelo setor competente. Caso o seu plano seja aprovado, fará uma retomada gradual e segura, respeitando a vida e a saúde de seus alunos, professores e colaboradores”, disse Amarildo.
Univale
Outra instituição que se submeteu a enviar um protocolo com plano de retomada das aulas presenciais é a Universidade Vale do Rio Doce (Univale), que, por meio de sua assessoria de comunicação, informou que receberá uma resposta até nesta sexta-feira (12), sobre quando e como será o retorno presencial dos alunos nos campus I e II.
UFJF
Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) as aulas retornaram no dia 14 de dezembro. Por enquanto, as aulas estão sendo realizadas de forma remota. Não há previsão para o retorno das aulas presenciais.
“O Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas sobre o Novo Coronavírus da UFJF (Campus GV) recomendou a permanência da suspensão das atividades presenciais até 23 de março de 2021. O Comitê permanece em reuniões periódicas e está atento à evolução epidemiológica dos dados dos municípios de Juiz de Fora e Governador Valadares, podendo se reunir extraordinariamente e rever sua decisão de acordo com possíveis mudanças no quadro da pandemia”, informou a assessoria de comunicação.
Pitágoras
No Pitágoras, as aulas presenciais já têm data para retorno. Conforme o calendário acadêmico, será no dia 22 de fevereiro. Contudo, a instituição teve de protocolar na Prefeitura um plano de retorno e aguarda a aprovação do plano.
Segundo a direção da faculdade, enquanto não houver a liberação para a retomada total das atividades presenciais, as aulas seguem em modelo digital, que vem sendo seguido desde março de 2020.
Unipac
A Unipac-GV aderiu às aulas remotas no dia 16 de março e segue da mesma forma com os trabalhos online. A direção da instituição informou que o ano letivo retorna no dia 22 de fevereiro, mas ainda não será de forma presencial.
“Antes mesmo da flexibilização estabelecida pelo município, a Unipac Governador Valadares vem preparando o seu ambiente para o retorno às aulas presenciais, cumprindo todas as medidas de segurança para a saúde dos alunos, professores e demais colaboradores da instituição. No entanto, entendemos que essa não se trata de uma decisão unilateral. Sendo assim, estamos diariamente buscando o diálogo com todo o corpo docente, para um retorno seguro. Enquanto isso, seguiremos com as atividades presenciais em conteúdos práticos e pontuais”, informou em nota.
Procurada pelo DRD, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) informou que a autorização do protocolo do retorno das aulas presenciais nas instituições privadas de ensino “só será informado amanhã, dia 12”.