Desde a última segunda-feira (17), a Universidade Vale do Rio Doce (Univale) voltou a fazer atendimentos ao público externo na área da saúde. Os serviços estavam paralisados desde março de 2020, quando as atividades presenciais foram suspensas, em função da pandemia.
“Esses atendimentos são muito importantes para a comunidade local, e também para ajudar a descongestionar o sistema público de saúde. Nós temos pacientes que dependem da Univale, e é muito gratificante poder voltar a dar esse suporte que a comunidade tanto necessita”, destacou a reitora da Univale, Lissandra Lopes Coelho Rocha.
Atendimento odontológico
As clínicas odontológicas voltaram com os atendimentos de pediatria e clínica integrada. Para os atendimentos gerais, por enquanto, os horários estão reservados para pacientes que já estavam com tratamento em andamento. Já na pediatria, as vagas estão disponíveis para novos pacientes.
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, de 7h às 11h10, 13h às 17h10 e 17h30 às 20h50, e também aos sábados, de 7h às 11h10. Para agendar um horário, basta entrar em contato pelos telefones (33) 3279-5964 ou (33) 3279-5965.
Acompanhamento psicológico
Outro atendimento que voltou a funcionar no dia 17 foi o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA). Assim como no atendimento odontológico, entretanto, o trabalho de acompanhamento psicológico também está sendo retomado com pacientes que já estavam em tratamento, e que precisaram interromper por causa da pandemia.
De acordo com o setor, o objetivo é conseguir atender a todos os pacientes e zerar a lista de espera o mais breve possível, para que novas pessoas possam entrar. As pessoas interessadas no serviço precisam entrar em contato com o SPA pelo telefone (33) 3279-5949, fazer um cadastro e aguardar pelo agendamento de um horário.
Atendimentos médicos
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) está atendendo de segunda a sexta-feira, de 7h às 12h, e de 13h às 18h15. Para ter acesso ao serviço na Univale, os pacientes devem vir encaminhados da Atenção Primária (ESF, UBS). O agendamento é feito pela Central de Marcações do Sistema Único de Saúde (SUS), e não é necessário que o paciente entre em contato com o AME.