[the_ad id="288653"]

Univale sedia a 14ª edição do Simpósio de Gastroenterologia

FOTO: Arquivo pessoal - Samila Maria Pereira de Cristo

Por Natalia Lima Amaral

Neste ano, o 14º Simpósio de Gastroenterologia e Endoscopia do Leste de Minas Gerais teve como tema central a atualização científica das doenças do aparelho digestivo em geral, além da abordagem terapêutica por endoscopia de qualidade. Sediado na Univale, no Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva, nos dias 14 e 15 de abril, o evento contou com a presença de diversos profissionais da área, altamente capacitados, e com a participação dos alunos do curso de Medicina da instituição.

Luciano Andrey Ferreira Bicalho é presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed/Seccional Leste Minas) e conta com a Univale como grande parceira do evento. Além disso, o Simpósio teve ao seu dispor grandes nomes da gastroenterologia e endoscopia mineira, com transmissão ao vivo para toda a América Latina por meio das plataformas da Sobed e da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).

Ensino continuado

“É imprescindível mostrar para os colegas a importância da boa formação por meio do ensino continuado, visando, principalmente, o bem comum. Saber diagnosticar e tratar o outro com o que há de melhor dentro dos recursos disponíveis é fundamental. Infelizmente, os recursos locais e o aspecto financeiro podem ser limites impostos ao tratamento e que resultam no avanço de enfermidades. Portanto promover a saúde pelo diagnóstico precoce pode salvar vidas. Visto que em muitos casos uma doença avançada poderia ter sido tratada previamente”, explica Luciano.

Alta qualidade técnica

Rômulo César Leite Coelho, presidente da Fundação Percival Farquhar (FPF), é gastroenterologista e debateu nessa sexta-feira sobre “Práticas do dia a dia do Clínico e do Endoscopista”. Ele comenta que o Simpósio é tradicional na região, demonstrando sua importância por meio de uma alta qualidade técnica. Além de proporcionar uma oportunidade para que os médicos e futuros profissionais continuem se aprimorando.

“O Simpósio é um evento de educação continuada, oportunizando à classe médica um aprendizado contínuo nos temas da gastroenterologia. E o fato dele ser na Univale, visto que agora temos o melhor auditório da região, é gratificante. Nossa instituição possui diversos cursos na área da saúde e esta é uma ótima oportunidade para que os nossos alunos, assim como os de outras instituições, possam acompanhar o evento e ter informações sobre o que há de mais moderno e atual nos assuntos da gastroenterologia”, explica Rômulo.

Samila Maria Pereira de Cristo é aluna do 8° período de Medicina, se inscreveu e participou do 14º Simpósio. Ela conta que o evento abordou várias temáticas frequentes na clínica de gastroenterologia, além da importância e necessidade da endoscopia e suas aplicabilidades. “Acredito que o Simpósio tratou, de forma objetiva e didática, temas relevantes e atualizações da gastroenterologia. Isso é muito importante para a nossa formação acadêmica e profissional”, comenta.

[imagens: unigastro]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM