A IV Jornada da Educação Inclusiva da Univale está chegando, focada em consolidar a universidade como uma instituição irrestrita, por meio do Plano Institucional de Acessibilidade. A importância desse projeto também está atrelada ao investimento na formação humanizada dos docentes, preparando o professor para atender às necessidades de alunos com deficiência de qualquer natureza.
A Jornada acontece desde 2018, estando na sua quarta edição, e neste ano acontecerá nos dias 10 e 11 de fevereiro, das 9h às 11h30 e das 19h às 21h30. No primeiro dia de treinamento será apresentado o Plano de Acessibilidade da Univale, elaborado por meio de uma parceria entre a Equipe do Espaço A3 da Univale e o professor Edmarcius Carvalho, baseado em um desenho universal e na Lei Brasileira de Inclusão 13.146/2015.
Já no segundo dia serão realizadas atividades que contribuirão para a formação dos docentes, sobre como promover e desempenhar a acessibilidade atitudinal, física e metodológica dentro e fora da sala de aula.
De acordo com Adelice Bicalho, professora do curso de Psicologia e responsável pelo serviço de apoio à educação inclusiva da Univale, os desafios individuais de cada colaborador poderão ser superados em conjunto e, como universidade, serão promovidas as inclusões necessárias.
(*Informações Ascorg/Univale)