[the_ad id="288653"]

Univale promove a inclusão de pessoas com autismo por meio de programas de estágio no Escritório Modelo da universidade

FOTO: Univale/Divulgação

Jonathan é estudante do curso de Engenharia Civil e Ambiental e está ajudando a construir um ambiente mais diversificado, inclusivo e inovador

GOVERNADOR VALADARES – Nas últimas décadas, tem havido um grande movimento em direção à inclusão de pessoas com autismo em diversos aspectos da sociedade. Um dos campos importantes para essa inclusão é o ambiente universitário, onde a formação acadêmica e profissional pode abrir portas para um futuro mais promissor. 

Na UNIVALE, uma das iniciativas que tem ganhado destaque é a inserção de pessoas com deficiência (PCDs) em estágios obrigatórios dentro da universidade. Jonathan Ribeiro Rodrigues, aluno do curso de Engenharia Civil e Ambiental diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), está mostrando que a inclusão não apenas é possível, mas também é uma oportunidade para enriquecer a equipe com diversas perspectivas e habilidades únicas.

FOTO: Univale/Divulgação

Estágio

Neste semestre ele iniciou seu estágio no Escritório Modelo da universidade e traz uma perspectiva única para o ambiente de trabalho. “Como estagiário, espero poder estreitar a ligação entre a universidade e a comunidade, através da Engenharia. É uma ferramenta importante não só para os trabalhadores na construção, mas também para aqueles que serão atendidos por essas estruturas. Acredito que meu maior desafio será com relação à comunicação e integração social, mas estou determinado a superar essas barreiras e aproveitar as oportunidades de aprendizado que a UNIVALE oferece”, disse.

A presença de Jonathan no Escritório não só destaca a importância da inclusão, mas também demonstra como as pessoas com autismo e outras deficiências podem contribuir significativamente em diversas áreas. Suas habilidades únicas, perspectivas diferenciadas e determinação em enfrentar desafios são um testemunho de que a inclusão é fundamental para a diversidade e o progresso.

O primeiro desafio no Escritório Modelo da Univale

Durante a trajetória acadêmica dos estudantes, a prática é um elemento fundamental que vai fazer diferença no mercado de trabalho. Conseguir ver um projeto ganhando vida ainda durante o curso é possível no Escritório Modelo da UNIVALE, onde os alunos têm a oportunidade de participar de projetos reais, sob a orientação de seus professores.

O primeiro desafio para Jonathan é um projeto de estruturação para a paróquia Cristo Redentor, de Governador Valadares. O orientador do Escritório Modelo e professor, João Fernando Martins Paixão, mostrou entusiasmo tanto com o projeto quanto pelo novo estagiário. “Vamos fazer um laudo estrutural para verificar se a cobertura da paróquia tem resistência para suportar as novas cargas de forro e placas fotovoltaicas. Acredito que, sabendo orientar o aluno, ele terá total condição de realizar esse trabalho com sucesso”, afirmou o docente.

FOTO: Univale/Divulgação

Avanço na inclusão no ambiente de trabalho

Além do desafio técnico, este projeto também representa um avanço na inclusão no ambiente de trabalho. A participação do estudante traz benefícios não apenas para a equipe do Escritório Modelo, mas também para a comunidade em geral. Pessoas no espectro autista muitas vezes têm perspectivas únicas e habilidades especiais, o que pode enriquecer a equipe de trabalho e contribuir para a inovação.

“A inclusão é um valor fundamental para nós no Escritório Modelo. Ao permitir que esses talentos floresçam, estamos construindo um ambiente mais diversificado, inclusivo e inovador”, destaca o professor.

Os alunos do Escritório Modelo trabalham em uma variedade de projetos aprovados pela Fundação Percival Farquhar. Esses projetos podem ser tanto internos, voltados para espaços dentro da UNIVALE, quanto externos, atendendo às demandas da comunidade local. 

O coordenador do Curso de Engenharia Civil e Ambiental, o professor Hernani Santana, ressalta a importância do acompanhamento durante todo o estágio: “É importante frisar que todo o estágio é acompanhado pelo engenheiro responsável, que no caso é o professor João. Ele é engenheiro civil e ambiental, oferecendo todo o suporte necessário para as demandas dos projetos. Os estudantes começam o estágio animados e se dedicam plenamente ao trabalho, o que traz resultados incríveis”. Isso permite que os estagiários desenvolvam habilidades essenciais, como trabalho em equipe, gestão de projetos e comunicação com os clientes.

Comments 1

  1. Suely Janair Martins Paixão says:

    Parabéns UNIVALE pela excelente iniciativa!!
    Sucesso na sua realização!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM