Termo foi assinado nesta terça-feira, 25, e prevê ações que beneficiarão os públicos das duas instituições
Por Camila da Silva Fernandes
Nesta terça-feira, 25 de abril, representantes da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce estiveram na Univale para assinatura do termo de parceria entre as duas instituições, que prevê a realização de trabalhos em conjunto e em benefício da comunidade local. O contrato foi assinado pelo presidente da Fundação Percival Farquhar (FPF), mantenedora da Univale, Rômulo César Leite Coelho; pelo diretor-presidente da Cooperativa Agropecuária, João Marques; pela reitora da Univale, Lissandra Lopes Coelho Rocha; e pela professora Mariza Resende, coordenadora do Espaço Integrador dos Cursos de Ciência e Tecnologia (ELO) da universidade e idealizadora do projeto de parceria.
Para o diretor-presidente da Cooperativa, João Marques, a parceria representa uma oportunidade de crescimento para o Vale do Rio Doce. “Hoje, 70% dos nossos cooperados são pequenos produtores rurais, e eles estão ali porque amam a atividade. Mas para que a gente possa dar continuidade a esse projeto é preciso que eles tenham resultado. E a gente levando a universidade pra perto deles, estaremos fazendo com que tenham acesso a mais conhecimento para melhorar a qualidade de vida deles, da família, melhorar o ambiente e a região como um todo”, ressalta.
Já para a universidade, os benefícios começam pelo novo espaço de aprendizado. “Essa parceria vem somar de uma forma bastante especial à Univale, dada a dimensão e a representatividade da Cooperativa. Afinal, se juntos somos mais, eu já fico imaginando o resultado da nossa parceria. Nós vamos preparar tudo com muito carinho, e cada curso participante com certeza atenderá com maestria as demandas da Cooperativa”, ressalta a reitora, Lissandra Lopes Coelho Rocha.
Sobre a parceria
A parceria constituída tem como objetivo principal a implementação de projetos de ensino, pesquisa e extensão, em atendimento às demandas da Cooperativa e que contribuam para a formação dos funcionários e cooperados. Além disso, os projetos também trarão aos alunos da Univale mais um campo de prática, contribuindo para a formação dos futuros profissionais.
Serão desenvolvidos palestras, minicursos, oficinas, cursos de extensão, estágios, projetos de pesquisa, dentre outras atividades já previstas no contrato. A princípio, 13 cursos de graduação da universidade estão envolvidos: Agronomia, Engenharia Civil e Ambiental, Engenharia Civil, Medicina Veterinária, Administração, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação, Nutrição, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design Gráfico, Pedagogia, Medicina e Direito. Por meio deste último curso, está prevista também a prestação de serviços jurídicos à Cooperativa pelo Escritório de Assistência Judiciária da Univale (EAJ).
Uma das propostas, por exemplo, é a reativação do projeto Universidade do Leite, que já havia sido implantado na Cooperativa no ano de 2015, com o intuito de qualificar os cooperados e seus colaboradores, objetivando a prestação de serviços diferenciados, focados na melhoria da qualidade e no aumento da produtividade.
Para Rômulo Coelho, a parceria é fruto de uma história conjunta, que já se desenvolve há muitos anos entre as duas instituições. “Foram 158 instituidores, capitaneados pelo senhor Antônio Rodrigues Coelho, que fundaram a FPF e o MIT, que deu origem à Univale. Entre esses instituidores estava um homem que, 7 ou 8 anos antes, também teve a brilhante ideia de fundar uma cooperativa de produtores, o senhor Luiz de Castro Cortes. E não só ele, esses grupos fundadores das duas instituições tinham mais pessoas em comum. Então podemos dizer que nossa história está ligada desde o princípio”, ressaltou.