O Dia do Contabilista, celebrado em 25 de abril, foi marcado na Univale, na noite de terça-feira, com uma homenagem no auditório do campus Armando Vieira, o campus I, no bairro Vila Bretas.
Coordenador do curso de Ciências Contábeis da Univale, o professor Mauro Guariente destaca a presença de vários alunos dos 1º, 3º, 5º e 7º períodos. Em sua fala aos estudantes, o docente abordou a importância do profissional contabilista para a gestão e o desenvolvimento de negócios sustentáveis.
“Há uma quantidade de aspectos que precisam ser considerados para que o aluno, quando se tornar um egresso, possa levar para o mercado a grande maioria do conhecimento que é construído na vida acadêmica dele, enquanto ele estuda Ciências Contábeis na Univale. O principal objetivo desses profissionais é levar o conhecimento aplicado na gestão dos negócios sustentáveis, de tal modo que isso promova o desenvolvimento e o crescimento local e regional das empresas que estiverem envolvidas no atendimento do serviço contábil”, afirmou o professor.
Dia do Contabilista x Dia do Contador
O coordenador do curso também explicou a diferença entre ser um contabilista (data celebrada em 25 de abril) e um contador (homenageado no dia 22 de setembro). Enquanto o contabilista é um profissional sem registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), incluindo aí o técnico em Contabilidade, o título de contador é exclusivo de quem é bacharel em Ciências Contábeis e devidamente cadastrado junto ao CRC.
“O Dia do Contabilista é comemorado, entre outros motivos, porque o contabilista tem essa conotação profissional. Ele é formado em Ciências Contábeis, é um bacharel, mas não tem o CRC e, portanto, não é um contador. Ele atua no mercado de trabalho aplicando o conhecimento da área contábil, em prol do crescimento, desenvolvimento e bom resultado das empresas, mas não pode exercer o cargo de contador, por não ter feito o exame junto ao CRC. A partir do momento em que ele faz o CRC e é homologado pelo órgão, ele adquire esse status de contador”, salientou o professor Mauro Guariente.