Neste sábado (30) será realizado em Coronel Fabriciano o dia D de ações referentes ao Julho Amarelo e ao Dia Nacional de Combate às Hepatites Virais (28/7). Segundo a Secretaria de Governança da Saúde, os Núcleos Especializados em Programa de Saúde (NEPS) disponibilizarão testes rápidos de hepatites B e C em todas as unidades da cidade.
De acordo com Gianetti Martins de Carvalho, farmacêutica responsável do NEPS, o teste é rápido e sigiloso. Uma simples picada de agulha e uma gota de sangue são suficientes para a realização do teste. Em meia hora sai o resultado. Sendo positivo, o paciente pode iniciar o tratamento de forma precoce. “É importante ressaltar que as hepatites têm cura quando descobertas precocemente. No caso da hepatite B, há vacina”, afirma Gianetti.
Sobre a hepatite
As hepatites B e C são doenças silenciosas que contaminam sem que a pessoa perceba, e atingem principalmente o fígado, levando a complicações sérias de saúde, como cirrose e câncer.
Sobre a vacina
A vacina contra a hepatite B faz parte do calendário nacional de vacinação. É administrada nos bebês após o nascimento e depois no 1º e no 6º mês.
No entanto, a vacina também pode ser administrada em adultos que não receberam a dose na infância. Mesmo quem não pertence a nenhum grupo de risco pode se vacinar contra o vírus da hepatite B. Toda mulher com planejamento de engravidar deve tomar a vacina antes da gestação. Informações: Prefeitura de Coronel Fabriciano