GOVERNADOR VALADARES – A última rodada do Campeonato Brasileiro com jogos disputados na tarde de domingo (7) foi marcada por tensão, reviravoltas e definições importantes na parte de cima e de baixo da tabela. Fortaleza e Ceará tiveram o rebaixamento confirmado, enquanto Atlético, Santos, Vasco e Grêmio garantiram vagas na Copa Sul-Americana. Já Fluminense, Botafogo e Bahia disputaram as últimas vagas na Copa Libertadores, com o tricolor carioca levando a melhor ficando com a vaga direto na fase de grupos, enquanto Bahia e Botafogo vão parta a pré-Libertadores.
O Fortaleza acabou rebaixado após perder por 4 a 2 para o Botafogo no Nilton Santos. A equipe cearense chegou a sair na frente com Breno Lopes, mas Montoro empatou ainda no primeiro tempo. Em busca de vaga direta na fase de grupos da Libertadores, o Botafogo virou com Arthur Cabral, e Bareiro deixou tudo igual em seguida.
Com o empate parcial de 2 a 2, o Fortaleza permanecia fora da zona de rebaixamento graças à vitória simples do Internacional sobre o Bragantino. No entanto, ao marcar o segundo gol no Beira-Rio, o Inter superou o Fortaleza no saldo de gols. A vitória parcial do Vitória sobre o São Paulo agravou ainda mais a situação. Nos minutos finais, o Botafogo aproveitou o desespero do adversário, marcou com Marçal e Mateo Ponte e sacramentou o rebaixamento do time de Martín Palermo que finalizou o Brasileirão com 43 pontos e em 18º lugar.
O Ceará também teve sua queda confirmada. Jogando no Castelão, o Vozão chegou a abrir o placar com Pedro Raul, mas o Palmeiras reagiu e venceu por 3 a 1, com gols de Facundo Torres, Ramón Sosa e Flaco López. Com a derrota, a equipe cearense terminou com 43 pontos e na 17ª colocação.
Lutando contra o rebaixamento, o Santos fez sua parte e venceu o Cruzeiro, que atuou com reservas, por 3 a 0 na Vila Belmiro. Os gols do jogo foram marcados por Thaciano (duas vezes) e João Schmidt. O resultado garantiu a permanência do Peixe na Série A e ainda classificou o clube para a Sul-Americana. Já o Cruzeiro poupou o time porque tem jogo pela semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians na próxima quarta-feira (10), no Mineirão.
O Atlético goleou o Vasco, também com time reserva, por 5 a 0 e assegurou vaga na Sul-Americana. Mesmo com a goleada sofrida, o Vasco também se classificou para o torneio continental. O Grêmio, por sua vez, venceu o rebaixado Sport por 4 a 0 fora de casa e igualmente garantiu presença na competição.
O Internacional confirmou a permanência na elite ao vencer o Bragantino por 3 a 1, assim como o Vitória, que derrotou o São Paulo por 1 a 0 no Barradão. Apesar da reação, nenhum dos dois clubes conseguiu alcançar vaga na Copa Sul-Americana. O São Paulo ficou com a vaga na Sul-Americana, porém ainda tem uma possibilidade de ir a pré-Libertadores. para isso acontecer, o título da Copa do Brasil teria que ficar com Cruzeiro ou Fluminense.
Na parte de cima da tabela, Fluminense, Bahia e Botafogo disputavam uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Em confronto direto no Maracanã, o Fluminense venceu o Bahia por 2 a 0, com gols de Ganso e Thiago Silva, chegou aos 64 pontos e assegurou o 5º lugar e a vaga direta na fase de grupos da competição continental. Botafogo, com 63 pontos, e Bahia, com 60, apesar das derrotas em seus objetivos principais, jogarão a pré-Libertadores.
Já rebaixado, o Juventude encerrou sua participação no Brasileirão empatando por 1 a 1 com o Corinthians, na Neo Química Arena. O time paulista, que já tinha assegurado a vaga na Sul-Americana, entrou em campo com uma formação reserva, preservando jogadores para o duelo de ida contra o Cruzeiro, na próxima quarta-feira, pela semifinal da Copa do Brasil.
No único jogo realizado no sábado (6), o Mirassol encerrou sua campanha empatando por 3 a 3 com o Flamengo, em casa. O time paulista já tinha vaga garantida na fase de grupos da Libertadores, enquanto o campeão antecipado Flamengo atuou com equipe reserva.







