Segundo a UFJF, o grupo atuará para desenvolver o projeto político institucional
GOVERNADOR VALADARES – O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou a criação de um grupo de trabalho responsável por elaborar o processo de emancipação do campus de Governador Valadares. A UFJF comunicou a decisão nessa terça-feira (19). Sendo assim, o grupo composto por representantes da comunidade acadêmica atuará para desenvolver o projeto político institucional. A partir disso será possível nortear o funcionamento da instituição, caso a proposta de emancipação tenha aprovação.
Já nesta sexta-feira (22), o Conselho Gestor do campus de Governador Valadares se reuniu para analisar a resolução que vai nortear a Metodologia do Debate. A partir disso, essas discussões estabelecerão a estrutura dos trabalhos de apoio aos debates relacionados à possível emancipação do campus.
UFJF analisa emancipação
O presidente da Comissão do Debate (CCD), Erly Azevedo, destacou que a proposta de criação do grupo de trabalho acontece após a realização de uma série de debates com a comunidade acadêmica.
“A desvinculação não deve ser vista como uma separação abrupta ou radical. Em vez disso, é preciso encarar esse processo como uma evolução natural, resultado do amadurecimento do campus de Governador Valadares que busca uma vocação própria em prol do interesse coletivo regional”, observa o professor.
O novo grupo de trabalho deve propor discussões sobre a identidade e a vocação regional da futura instituição. Além disso, será responsável por apresentar um modelo de planejamento da expansão de vagas e cursos, bem como a estruturação da governança institucional.
O secretário-geral da UFJF, Edson Faria, destaca que a universidade compreende o desejo de desvinculação e continuará acompanhando todo o processo de decisão. “Até agora, o trabalho desenvolvido pelas comissões formadas foi de avaliar a viabilidade de uma separação e como essa discussão ocorreria, a fim de determinar se era um desejo da comunidade. Agora, chegamos a um estágio em que é necessário aprofundar e detalhar ainda mais”, disse Edson Faria.
O processo de discussão sobre a possível desvinculação teve início em 2019, através de uma Audiência Pública realizada em Governador Valadares. Em 2021, com uma nova direção geral à frente do campus, o Conselho Gestor do Campus Avançado decidiu por dar continuidade aos trabalhos.
Comments 1
Sim. A gente conclui que tanto pela carencia da regiao quanto pelo crescimento do atual campus GV, ja esta na hora de se providenciar a sua emancipaçao e concomitante criaçao da Universidade Federal de Governador Valadares .