[the_ad id="288653"]

UFJF abre inscrições para o Pism 2026 com 400 vagas em Valadares

UFJF abre inscrições para o Pism 2026 com 400 vagas em Valadares
FOTO: Reprodução/ UFJF-GV

GOVERNADOR VALADARES – A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou nesta segunda-feira (21) o edital do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2026. Ao total são 2.256 vagas em 76 cursos de graduação. Para o campus de Governador Valadares, serão 400 vagas entre dez cursos.

O Pism da UFJF é destinado a estudantes do ensino médio que desejam ingressar na universidade. Ele é um processo seletivo que acontece de forma seriada ao longo dos três anos do ensino médio, permitindo que o estudante se prepare gradualmente para a universidade

Sobre as inscrições 

As inscrições para os três módulos (I, II e III) devem ser feitas entre os dias 28 de julho e 5 de setembro. Os interessados deverão confirmar a inscrição pela internet, exclusivamente on-line, por meio da Área do Candidato. As provas acontecerão nos dias 6 e 7 de dezembro e serão aplicadas em Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé (MG), além de Petrópolis e Três Rios (RJ).

Vagas e mudanças no edital

No campus avançado de Governador Valadares, a oferta contempla cursos nas áreas da saúde, direito, ciências sociais e engenharias. O edital deste ano apresenta mudanças importantes, como a exclusão de Volta Redonda (RJ) como cidade aplicadora da prova — agora substituída por Três Rios — e a entrada direta nos cursos de Ciências Sociais e Ciência da Religião, que deixam de ser acessados por meio do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas.

Segundo o coordenador geral de Processos Seletivos da UFJF, Diogo Tourino, o Pism é uma porta de entrada estratégica e democrática. “O Pism tem um papel fundamental no acesso à universidade, pois valoriza o desempenho contínuo dos estudantes e reforça o vínculo com a UFJF ao longo dos anos do ensino médio”, afirmou.

Isenção e inscrição

A taxa de inscrição é de R$ 150, e o pagamento deve ser feito até o dia 5 de setembro, exclusivamente pelo Banco do Brasil. Candidatos de baixa renda poderão solicitar isenção entre os dias 28 de julho e 8 de agosto. A isenção pode ser solicitada via CadÚnico (com o NIS) ou por meio de comprovação escolar, de acordo com os critérios da Lei nº 12.799/2013.

Todo o processo — incluindo pedido de isenção, nome social e atendimento especializado — será feito de forma digital, com anexos de documentos necessários diretamente na Área do Candidato. O comprovante definitivo de inscrição estará disponível a partir do dia 14 de outubro.

Ações afirmativas

Pelo menos 50% das vagas do Módulo III do Pism são reservadas a candidatos que se enquadram em ações afirmativas, conforme a Lei nº 14.723/2023. Entre os grupos contemplados estão estudantes de escolas públicas autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, com recorte adicional para a renda familiar per capita. O edital também mantém políticas específicas da UFJF, como a reserva de vagas para pessoas surdas no curso de Letras-Libras.

Todos os candidatos disputam inicialmente as vagas da ampla concorrência. Se não atingirem a nota mínima, passam a concorrer dentro do grupo de cotas ao qual pertencem, respeitada a ordem de classificação.

Resultados

As notas das provas do Módulo III serão divulgadas no dia 5 de fevereiro de 2026, e o resultado final sai em 2 de março. Para os Módulos I e II, as notas serão divulgadas em 6 de maio de 2026, com resultado final previsto para 27 de maio.

Para mais informações, a Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) disponibiliza os telefones (32) 2102-3738 e (32) 2102-3755.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM