Turismo nos EUA: consulados aguardam orientações sobre emissão de vistos a turistas brasileiros

Os Estados Unidos vão permitir, no início de novembro, a entrada de passageiros em voos de Brasil, China, Índia e Reino Unido, que estejam imunizados com a vacina contra a covid-19. O comunicado foi feito pelo coordenador da Casa Branca na segunda-feira, 20. Mas, apesar do anúncio, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil ainda não se manifestou oficialmente sobre a liberação e aguarda o cronograma para a retomada dos serviços de vistos a turistas brasileiros.

O governo norte-americano também não deixou claro se haverá restrição a algum tipo específico de vacina. No momento, os EUA usam as vacinas de Johnson & Johnson, Pfizer e Moderna.

Com o serviço de emissão de vistos suspenso desde o ano passado e com o avanço da vacinação contra a covid-19, agências de turismo que prestam serviços consulares começam a registrar filas de espera. Em Governador Valadares, por exemplo, as agências de turismo estão com agendas lotadas para iniciar o processo.

De acordo com Vanderson Barros, diretor de uma agência especializada em visto americano, a demanda tem crescido cada vez mais com a flexibilização das restrições da pandemia. “Estancou uma demanda muito grande de pessoas aguardando a liberação para poder ir aos consulados. Quando chegou o mês de agosto, foram liberados novamente os agendamentos e esses agendamentos seguiam uma ordem mensal de cancelamentos. O que a gente trabalha hoje é conseguir datas mais próximas para os clientes”, afirma.

Vanderson Barros é diretor de uma agência especializada em visto americano – Foto arquivo pessoal

Destinos mais procurados

Segundo Vanderson, a lista de destinos mais procurados pelos mineiros inclui comunidades brasileiras localizadas nos estados de Nova Jersey, Pensilvânia e Massachusetts, além de destinos turísticos com Orlando e Nova York.

Orlando, no centro da Flórida, abriga mais de uma dezena de parques temáticos. O mais conhecido é o Walt Disney World, um dos destinos mais procurados pelos turistas brasileiros

Sobre a liberação da entrada de turistas brasileiros nos EUA, Vanderson diz que prefere aguardar mais determinações da embaixada. “Questão da liberação existem pontos a definir. Sabe-se já de pronto que o turista precisa estar totalmente imunizado com as duas doses ou dose única da vacina contra a covid-19. Além disso, vão pedir teste PCR negativo, feito até três dias antes do embarque, mas especula-se ainda quais vacinas serão aceitas. Portanto, prefiro aguardar mais informações do governo americano para depois repassar para nossos clientes sobre essa situação dos vistos”, disse.

“Há um flexibilização de outros países que aceitam estrangeiros vindos do Brasil. Nossa orientação é que as pessoas se preparem. Tem um tempo de espera grande e vai aumentar ainda mais quando for liberado. Vai ser um acúmulo de muito trabalho para as empresas que prestam esse tipo de serviço. A dica é fazer logo o agendamento”, comentou.

Quem pode emitir visto?

Por enquanto, apenas brasileiros com visto de estudante válido e matriculados em instituições de ensino dos Estados Unidos poderão embarcar para o país norte-americano. Os vistos são emitidos apenas para duas categorias: F – para estudante acadêmico, ou M – para estudante vocacional/não acadêmico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM