GOVERNADOR VALADARES – Três restaurantes de Governador Valadares estão entre os finalistas do Prêmio Cumbucca, um dos principais concursos de gastronomia de Minas Gerais. Pela primeira vez, o prêmio reconhece estabelecimentos do interior do Estado, e Valadares se faz presente com Matí Food Lab, Venda do Clero e Ribeiro Fiorentini na categoria “Você Decide”. O Matí Food Lab e o Ribeiro Fiorentini concorrem na seção “Restaurante no Interior”, enquanto a Venda do Clero disputa na seção “Tropeiro”.
Com um total de 50 categorias, o Prêmio Cumbucca celebra anualmente o talento e a inovação na culinária mineira. Dividido em sete abas temáticas — “Pequena Gula”, “Copo Cheio”, “Mesa Farta”, “Todos Votam”, “Você Decide”, “Escolha da Curadoria” e “Cumbucca de Ouro” — o concurso destaca desde novos empreendimentos até projetos consolidados e conta com uma votação híbrida, que combina votos do público com o julgamento de especialistas em gastronomia. Em algumas categorias, como a “Você Decide”, a decisão é feita exclusivamente pelo voto popular, que pode ser realizado no site do prêmio até o dia 15 deste mês.
A diretora do Departamento de Turismo de Valadares, Betinna Tassis, ressaltou a importância do apoio da comunidade: “É importante que a cidade reconheça seus talentos gastronômicos e vote nos indicados, que estão já reconhecidos a nível estadual. Isso torna nosso Destino Turístico Viva Valadares ainda mais atrativo como rota da gastronomia”.
Os concorrentes também convocam o público para participar da votação. Izabela Fiorentini, da Ribeiro Fiorentini, acredita que a vitória representaria uma grande conquista para a cidade: “É um concurso muito bacana e que valoriza muito a gastronomia mineira. Nesta categoria em que estamos concorrendo, a vitória é por voto popular. Seria muito bacana ter o nome de Governador Valadares inserido junto aos grandes nomes da gastronomia mineira. Então, vamos votar”, afirmou.
Clero Neves Júnior, proprietário da Venda do Clero, destacou o orgulho de ter seu trabalho reconhecido: “Fiquei sabendo primeiro por terceiros; depois, a organização do concurso entrou em contato comigo. Me sinto lisonjeado; é sinal que a nossa proposta está tendo respaldo. Até porque não sei como nos acharam”.