MUTUM – O município de Mutum (MG), a 206 quilômetros de Governador Valadares, já confirmou três mortes por febre maculosa. As informações são da Vigilância em Saúde da Prefeitura, que ainda investiga cinco casos suspeitos na cidade.
O primeiro registro foi de uma criança de 6 anos, que morreu no dia 16 de janeiro. Inicialmente, havia a suspeita de que ela estava com leptospirose.
No dia 26 de janeiro, um paciente de 70 anos apresentou sintomas semelhantes e os médicos que o atenderam também suspeitaram de leptospirose. No dia 27 de janeiro, um jovem de 20 anos, que também apresentava sintomas semelhantes aos dois primeiros casos, foi transferido em estado grave para a UTI. Os dois pacientes acabaram morrendo em 30 de janeiro e 10 de fevereiro, respectivamente.
Os resultados das análises são enviados para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, e para o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo. A Secretaria de Estado de Saúde (SES MG) também está monitorando a situação.