Um leve tremor de terra foi registrado às 9h18, desta quinta-feira (16), na cidade de Rubim, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. A cidade fica no Nordeste de Minas, a 784 quilômetros de Belo Horizonte.
O evento sísmico de 3 pontos na Escala Richter (magnitude em 3,2 mR), de acordo com o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) – que integra a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).
De acordo com o instituto, foram recebidos vários relatos de que o abalo sísmico considerado leve foi sentido pela população local. O evento também foi confirmado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) , que opera as estações sismográficas da RSBR na Região Nordeste.
O Serviço Geológico do Brasil informou que a nota técnica referente ao evento sísmico foi assinada pelos geofísicos Marcos Vinícius Ferreira e Luiz Gustavo Rodrigues Pinto, que atuam na Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica do SGB-CPRM e trabalham em parceria com os demais profissionais que integram a RSBR. Segundo registraram os pesquisadores, o evento sísmico ocorreu em uma região onde rotineiramente há atividade sísmica.
Após o tremor, moradores da região publicaram vídeos nas redes sociais. Em momentos como este, segundo orientam Luiz Gustavo e Marcos Ferreira, a população deve manter a calma. Caso esteja em casa ou apartamento, a orientação é não sair do local enquanto o terremoto estiver ocorrendo. Deve-se também manter distância de janelas e locais onde objetos possam cair. Se possível, o cidadão deve tentar ficar embaixo de uma mesa resistente ou embaixo de batentes de portas.