O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) firmou parceria com a Polícia Militar Rodoviária para monitorar a distribuição das urnas eletrônicas às zonas eleitorais. As urnas começaram a ser enviadas para os cartórios do interior no dia 1º de agosto, conforme cronograma de distribuição divulgado pela Secretaria de Gestão Administrativa (SGA).
Em Manhuaçu, as urnas eletrônicas chegaram na manhã dessa quinta-feira (4). Os 318 aparelhos ficarão na sede do Cartório Eleitoral até a semana das eleições, quando serão enviados para as sessões eleitorais dos cinco municípios que compõem a zona eleitoral: Manhuaçu, Simonésia, Santana do Manhuaçu, Reduto e São João do Manhuaçu.
“São 318 urnas. Destas, 311 serão destinadas às sessões eleitorais e sete são de reserva, no caso de alguma eventualidade. As urnas estão limpas, ou seja, ainda não receberam a carga com dados eleitorais, e esse passo será feito em data ainda a ser agendada com a presença do Juiz Eleitoral da Comarca e convidados que acompanham e fiscalizam a carga da urna”, disse Savele Barros, diretor do Cartório Eleitoral.
Ainda de acordo com ele, para esta eleição foram convocados cerca de 1.400 mesários e, diferentemente das eleições anteriores, o treinamento dos mesários acontecerá nos municípios onde eles residem. “Antes esse treinamento era realizado em Manhuaçu, na sede comarca, agora o TER optou por enviar os técnicos aos municípios que compõem a comarca, em datas a serem marcadas e comunicadas aos convocados”, explicou.