Polícia Militar vai ampliar o monitoramento dos ambientes onde as urnas ficam guardadas e fazer a escolta no transporte dos equipamentos
Nessa segunda (8), em solenidade na Cidade Administrativa, o TRE-MG e a Polícia Militar de Minas Gerais assinaram um termo de convênio para ampliar a segurança na armazenagem e transporte das urnas eletrônicas antes, durante e após as Eleições 2022. Assinaram o acordo o presidente do TRE, desembargador Maurício Soares (ao centro, na foto acima), e o comandante-geral da PM, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues (à esquerda).
O convênio abrange a segurança do depósito de urnas do TRE, na região metropolitana de Belo Horizonte; a escolta na distribuição das urnas para os municípios do interior e recolhimento dos equipamentos após as eleições; segurança nos locais de armazenamento no interior, durante o período eleitoral. Também inclui o transporte e segurança das urnas sorteadas para o Teste de Integridade, que será realizado no dia da votação (no 1º e 2º turnos).
O desembargador Maurício Soares, presidente do TRE, ressaltou que a Polícia Militar sempre apoiou o Tribunal na realização das eleições. E falou sobre o contexto atual com o aumento da circulação de desinformação e ataques à Justiça Eleitoral: “Com o auxílio da PM, vamos reafirmar a nossa confiança e credibilidade”.
Já o comandante-geral da PM, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, destacou que “Estamos orgulhosos por sermos parceiros em um tema tão caro. Queremos cuidar da democracia e estar perto de quem zela por isso”.
Também estiveram presentes na solenidade as juízas auxiliares da Presidência e da Corregedoria, Cristiana Ribeiro e Roberta Fonseca; o coordenador do Gabinete Institucional de Segurança, juiz Paulo Tamburini (à direita na foto no início da notícia); a diretora-geral do TRE-MG, Glória Araújo; o titular da Secretaria de Gestão Administrativa, Rodolfo Pacheco; e representantes da Polícia Militar.