GOVERNADOR VALADARES – O processo de transição de governo teve início nesta segunda-feira (11) em Governador Valadares, reunindo as equipes do atual prefeito André Merlo (União) e do prefeito eleito Coronel Sandro (PL). O primeiro encontro oficial aconteceu no auditório da Prefeitura e marcou o início de uma série de reuniões técnicas entre representantes das duas gestões.
A transição segue o protocolo determinado pelo Tribunal de Contas dos Municípios e busca garantir que o novo governo receba as informações necessárias para iniciar o trabalho de forma eficaz e organizada em 2025. A cerimônia contou com a assinatura de um relatório por parte de André Merlo, que foi entregue a Coronel Sandro como parte das formalidades iniciais. Em seu discurso, Merlo destacou o compromisso com a transparência no repasse de dados e enfatizou que a Prefeitura será entregue de forma “enxuta e organizada”, com atenção especial às finanças e às contas públicas.
Durante a reunião, Coronel Sandro reforçou a importância da transição para que o novo governo obtenha informações detalhadas sobre a situação da administração e as condições de cada setor municipal. Segundo ele, o objetivo é assegurar que, ao tomar posse, sua equipe já tenha um diagnóstico das principais áreas, com foco nas demandas de serviços essenciais como saúde, educação e transporte público, que impactam diretamente a população mais vulnerável. “A partir de hoje, as reuniões técnicas começam com a equipe do atual governo para que a gente possa levantar o máximo possível de informações, fazer um diagnóstico da situação do município em todas as áreas”, afirmou o prefeito eleito. A transição, que deve durar 30 dias, inclui a disponibilização de um espaço na sede da Prefeitura para as reuniões de trabalho, onde serão discutidos o funcionamento das secretarias, as contas públicas e os programas e projetos em andamento.
Representantes da equipe de transição
A equipe de transição foi dividida entre os membros indicados por André Merlo, representando a administração atual, e a equipe escolhida por Coronel Sandro. O controlador-geral municipal, Luciano Souto Dias, coordenará os trabalhos, garantindo a troca de informações de maneira transparente e legal.
Os representantes da atual administração são: Luciano Souto Dias, Marcos Antônio Dias Sampaio, Lara de Souza Aiala, Leandro Amaral Andrade, Robson de Oliveira Campos, Daniel Portes Ferreira, José Geraldo Lemos Prata, Allan Heringer Rodrigues, Priscila Coelho Erlacher, Bruno Vilar Rocha de Almeida, Fernando Rodrigues Pascoal e Amarildo Lourenço Costa.
Já a equipe indicada por Coronel Sandro para coordenar o processo de transição é composta por: Alex Sandro Coelho Diniz, Alessandro de Oliveira Ferraz, Allan Dias Toledo Malta, André Araújo Teixeira, Cathia Raquel de Oliveira Bretas Alves, Gustavo Fontes Veríssimo, João Marques Pereira Neto, Marcelo Caldeira Teixeira, Patrícia Flávia Macieira, Robert Silva Nogueira Junior, Rodrigo Cunha, Simone Dias Cardoso, Valter Teixeira Dias e Yanna Ferreira de Oliveira.
Eleição municipal
Nas urnas, em outubro, Coronel Sandro venceu a disputa pela prefeitura de Governador Valadares com 69.694 votos (52,95% dos votos). O deputado estadual estará à frente como chefe do Executivo Municipal pelos próximos 4 anos. A partir do dia 1º de janeiro de 2025 o deputado do PL deixa a Assembleia Legislativa de Minas Gerais para ocupar o 5º andar da Prefeitura de Valadares. Além disso, depois de quase 16 anos, Mourão retorna ao Executivo do Município, mas, desta vez, como vice-prefeito.
Perfil
Sandro Lúcio Fonseca, de 60 anos, é militar reformado e atualmente ocupa uma cadeira como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Nasceu em Galileia, mas iniciou a carreira na Polícia Militar em Teófilo Otoni. Em 2004, assumiu o comando do batalhão em Teófilo Otoni. Em 2007, foi transferido para Governador Valadares e tornou-se coronel em 2009.
Além da carreira militar, o deputado assumiu a diretoria executiva da Univale (Universidade Vale do Rio Doce). Coronel Sandro entrou para a política em 2018, quando assumiu o primeiro mandato como deputado estadual, sendo reeleito em 2022.
Plano de governo
No plano de governo de Coronel Sandro, na área da saúde tem a proposta de reorganizar o sistema municipal, descentralizando os serviços de urgência e emergência e ampliando o horário de funcionamento de alguns postos para 24 horas. Ele também sugere a criação da Casa Rosa, um centro especializado para a saúde da mulher, além de fortalecer a atenção primária. Na educação, Coronel Sandro defende a valorização dos professores e a melhoria da infraestrutura escolar, com o objetivo de proporcionar um ambiente mais adequado ao aprendizado. Em cultura, ele propõe aumentar o acesso das crianças e jovens às atividades culturais, por meio de programas integrados à educação e assistência social.
No âmbito da segurança, o candidato propõe a criação da Guarda Municipal, o aumento de câmeras de videomonitoramento e convênios com as forças de segurança estaduais para intensificar a prevenção e o combate ao crime. Em mobilidade urbana, Coronel Sandro defende buscar novas soluções para a sobrecarga do trânsito da cidade e garantir maior fluidez, além de priorizar a acessibilidade para pedestres. Em relação à assistência social, ele sugere o fortalecimento de programas que integrem esporte, cultura e educação para afastar crianças e jovens da criminalidade. Na infraestrutura, Coronel Sandro promete investir na pavimentação e manutenção de vias, além de obras de drenagem para combater os problemas de enchentes na cidade.