Data impulsiona comércio e serviços. Comerciantes apostam em diferentes formas de presentes para fortalecer o setor
GOVERNADOR VALADARES – Com a chegada do Dia das Mães, uma das datas mais significativas do calendário comercial brasileiro, o comércio aguarda com expectativa a movimentação dos consumidores. De acordo com um levantamento abrangente realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a previsão é de que cerca de 78% dos brasileiros presenteie alguém neste período. Essa intenção de compra deve gerar um impacto econômico estimado em R$ 40 bilhões nos setores de comércio e serviços.
Entre os consumidores que planejam adquirir presentes, a maioria destaca o merecimento das mães pelo seu carinho e esforço. Em seguida a consideração do ato de presentear como algo importante. Quanto aos gastos, 36% planejam manter o mesmo nível de compras do ano anterior. Enquanto 34% pretendem gastar mais. Contudo a maioria dos entrevistados (70%) percebe um aumento nos preços dos produtos em comparação ao ano anterior.
Opções de presentes
Os produtos mais populares para presentear neste Dia das Mães incluem roupas, calçados ou acessórios, perfumes, cosméticos e chocolates. A pesquisa revela ainda que, apesar do crescimento do comércio online, 7 em cada 10 consumidores preferem realizar suas compras em lojas físicas. “Apesar do crescimento das compras online, o consumidor brasileiro ainda prefere fazer suas compras presencialmente. É a tradição de negociar, ver e tocar no produto antes de fazer a compra”, afirma José César da Costa, presidente do CNDL.
Os empresários do setor varejista demonstram otimismo em relação às vendas deste ano. Segundo uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG, 31% dos entrevistados esperam que as vendas sejam melhores do que as do ano anterior. O otimismo é motivado principalmente pela esperança e pelo valor afetivo associado à data.
Contratação temporária
Além das estratégias de promoção e divulgação, algumas empresas planejam contratar funcionários temporários para melhorar o atendimento ao consumidor durante o período. Gabriela Martins, economista da Fecomércio, destaca a importância do Dia das Mães para o setor de serviços.
“Nesta data, há um aumento da procura pelos segmentos de turismo, lazer, institutos de beleza, cultura, restaurantes, entre outros. Desta forma, o período que abrange o Dia das Mães se torna repleto de possibilidades para grande parte dos empresários do comércio, de serviços e de turismo”, explica a especialista.
De acordo com Rogers De Marco, presidente da CDL-GV (Câmara de Dirigentes Lojistas de Governador Valadares), a organização tem fomentado cada vez mais a compra no comércio local.
Campanha “Mãe não é tudo igual”
“A prova disso é que desenvolvemos a campanha “Mãe não é tudo igual”, em que frisamos a importância da compra em nossa cidade e mostramos de forma lúdica que, qualquer que seja o presente, nosso comércio local está pronto para ajudar a presentear essa pessoa tão importante”, afirma Rogers.
O presidente acredita que o desempenho neste ano será ainda melhor que o anterior. Além disso, ele também oferece uma dica para que os lojistas potencializem ainda mais as suas vendas: “É interessante que os lojistas aproveitem ao máximo as oportunidades do mercado e também se movimentem para oferecer experiências e estratégias que impactam os consumidores. Então sugerimos que o lojista prepare sua equipe, observe seu estoque e faça promoções para atrair o consumidor para dentro da loja, seja física ou virtual”.