O trabalho de dois estudantes do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) ficou em segundo lugar no Seminário Científico do 28º Curso de Verão em Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realizado entre os dias 21 de janeiro e 2 de fevereiro, em Belo Horizonte.
De autoria de Leonardo Vieira Nunes, do 5° período de Medicina, e Xellen Cunha Muniz, do 7º período de Fisioterapia, o projeto intitulado “Participação do sistema colinérgico na formação da memória de medo condicionado ao som” propõe investigar a interferência do acetilcolina – neurotransmissor que atua tanto no sistema nervoso periférico quanto no sistema nervoso central – no processo de formação de memória de medo condicionado. “A formação de memória de medo é um processo extremamente complexo e ainda pouco estudado e compreendido. Desse modo, ainda é preciso elucidar melhor os processos neurofisiológicos que envolvem essas memórias. Pela carência de informações bem consolidadas, doenças e distúrbios que envolvem memórias patológicas, como estresse pós-traumático, fobias e ansiedade, possuem tratamentos restritos e ainda muito ineficazes”, destacou Leonardo.
Neste ano, o Curso de Verão em Fisiologia e Farmacologia teve como tema a “Ciência para todos: da pesquisa básica à translacional”. O objetivo foi apresentar aos alunos a relevância da ciência básica e da divulgação científica como forma de democratizar a discussão e o conhecimento sobre pesquisas realizadas na academia. “Foi através desse curso que pude conhecer excelentes professores e orientadores, participar de eventos científicos, vivenciar a rotina dos pesquisadores, desenvolver projetos, além de estudar muito. Os aprendizados e experiências adquiridos nesse curso de verão serão fundamentais para que eu possa alçar novos horizontes com mais confiança e determinação”, ressaltou Xellen.