[the_ad id="288653"]

Torcedores valadarenses aguardam confiantes a liberação de público nos estádios

Jogos de futebol no Estado não têm torcedores desde março do ano passado

Na última quinta-feira (8), o governo de Minas reuniu-se com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19 e liberou o retorno do futebol com público nos estádios, mas a flexibilização inicialmente serve apenas para os municípios que estão na onda verde do programa Minas Consciente. Como a Federação Mineira de Futebol (FMF) indicou que já vem conversando com os órgãos competentes para definir detalhes operacionais sobre a possibilidade da retomada da presença dos torcedores nas partidas de futebol, valadarenses acostumados a frequentarem estádio ficam na expectativa de poder retornar às arquibancadas logo.

Em Valadares, o último jogo da Pantera que teve público aconteceu no dia 24 de fevereiro de 2020. Na ocasião, o Democrata venceu o CAP Uberlândia por 1 a 0, partida válida pela terceira rodada do Campeonato Mineiro do Módulo II. De acordo com o boletim financeiro da partida, o público presente foi de 1.568 pessoas.

De acordo com Sinval Borges, presidente da Pantera-Cor-de-Raça – a maior torcida organizada do Democrata -, faz falta frequentar o estádio e apoiar o clube do coração, mas ele vê o avanço da vacinação como um sinal que logo a torcida voltará às arquibancadas. “A expectativa é grande, pois estamos muito confiantes com a volta da torcida para o estádio, com o avanço da vacinação em nosso Estado. Já se passou mais de um ano que este vírus maldito nos tirou muito, até o prazer de ir para a metálica. O torcedor está ansioso e não vê a hora de poder ir ao estádio apoiar o Democrata. Futebol sem a torcida é sem graça. Não vemos a hora de poder torcer, gritar e cantar ‘vamos subir demo’”, disse.

Sinval Borges conta com a volta da torcida para poder apoiar o Democrata (foto: Arquivo Pessoal)

Jhonny Rickson é presidente da Galoucura de Governador Valadares. Ele conta que a última caravana que realizou foi no dia 7 de março de 2020 para o clássico Atlético e Cruzeiro, no Mineirão. De acordo com ele, ver pela televisão a festa de torcedores na Eurocopa aqueceu mais a vontade de voltar a frequentar os estádios. “As expectativas são as maiores em relação aos estádios, principalmente após ver a torcida na Eurocopa. Deu uma saudade ainda maior do estádio e ver o seu time de coração de perto. É uma emoção fora do comum”.

Jhonny Rickson diz que torcer no estádio é uma emoção fora do comum (foto: Arquivo Pessoal)

Também frequentador do Mamudão, Jhonny Rickson entende que a volta da torcida seria importante para a Pantera. “A gente sabe a força da torcida dentro de casa no Mamudão, isso agregaria mais força para a equipe e daria uma ajuda financeira muito boa ao clube”.

Presidente da Máfia Azul de Governador Valadares, Rafael Santos, revela que a última caravana da torcida foi no clássico entre Cruzeiro e Atlético, partida válida pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2019. Ele entende que a vontade de voltar aos estádios é grande, mas ressalta a importância de ter protocolos de segurança para isso acontecer. “Nós como torcedores estamos muito empolgados com a volta, ainda mais com o Cruzeiro na situação que está, a torcida é fundamental. Mas ainda acho muito cedo para a volta da torcida ao estádio tendo em vista que a pandemia não passou e nem 60% da população está vacinada. Tem que ter um esquema muito rigoroso para levar segurança pra quem vai ao estádio”.

Rafael Santos entende que não pode deixar de ter preocupação com a situação atual de pandemia (foto: Arquivo Pessoal)

Em Minas Gerais, atualmente só a região do Vale do Aço está na onda verde. O Ipatinga, que disputa o Campeonato Mineiro do Módulo II, já enviou a documentação solicitando a liberação de torcida para seu estádio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM