[the_ad id="288653"]

Torcedores desejam conquistas em 2023

FOTO: Juninho Nogueira

O Democrata possui cinco torcidas organizadas em atividade: Comando Feminino, Pantergole, Pantera Cor de Raça, X-Pantera e Demorkut

De acordo com o presidente da Pantera Cor de Raça (PCR), Sinval Borges, este é o melhor ano do Democrata. “A expectativa para este ano é muito grande, porque o Democrata vai participar de muitos campeonatos. Para mim, este é o melhor ano do Democrata. O trabalho está superando as expectativas, o elenco está muito forte e unido, somos líder do nosso grupo, estamos à frente do Cruzeiro”, afirma.

A PCR é a torcida organizada mais antiga do clube, fundada em 1988. “A minha história com o Democrata é muito antiga. Desde criança eu acompanhava o time. Vendia chuck na porta do Mamudão com meu pai e em 2003 entrei para a torcida. A responsabilidade é grande e me sinto muito orgulhoso por estar à frente e poder fazer esse trabalho”, declara Sinval.

Já segundo Wanderson Herlon, integrante da torcida Pantergole, que surgiu através da PCR, a torcida organizada está confiante. “Espero que seja um ano de glória para o nosso Democrata. Estaremos em três competições, o que há anos não acontecia. Estamos muito confiantes, pelo que o time tem apresentado até agora, deixando a nossa torcida muito entusiasmada. O time representa para mim muita coisa. Já vivemos muitas alegrias e tristezas, mas nunca abandonamos o time. Tenho esperança de muitas conquistas, pois nossa torcida aqui em Valadares merece”.

Joana Silva faz parte da única torcida organizada feminina do Democrata, o Comando Feminino. A torcida também surgiu por meio da PCR, em 2018, com o objetivo de lutar contra o preconceito e empoderar as mulheres. “Não tínhamos uma torcida só para nós mulheres. A ideia surgiu para focar mais na gente, porque a mulher pode estar onde ela quiser. Geralmente falam que mulher não entende nada de futebol, e a realidade não é essa. Cresci vindo no Democrata”, conta Joana.

A X-Pantera foi criada em 2018 para apoiar o Democrata por meio de resenhas e ser uma torcida que exalta alegria e criatividade. A torcida é conhecida por sempre ficar atrás do gol, na geral, fazendo muita pressão nos adversários, principalmente, na hora do escanteio. “A ideia do nome surgiu na mesa de um gauchão. Começamos com seis pessoas e foi aumentando”, disse Pedro Gontijo, integrante da torcida.

De acordo com Pedro, o técnico Schardong está fazendo um ótimo trabalho desde que chegou ao clube e tem a confiança da torcida. “O Democrata está surpreendendo cada dia mais, um elenco cada vez mais forte, ano após ano. Confiamos muito no nosso treinador, ele está fazendo um trabalho incrível. Pode deixar que a torcida vai apoiar a todo o momento para conseguirmos juntos. E o escanteio é por nossa conta!”.

Para Jhonny Rickson, integrante da Demorkut, ver tantos times do interior fechando as portas e o Democrata comemorando mais um ano é uma vitória. “Ver o Democrata comemorar mais um ano de vida e em plena atividade é excelente pra quem gosta do clube. Esperamos um ano melhor que o ano passado. Uma classificação para semifinal do Mineiro, um passo mais longo na Copa do Brasil e um excelente desempenho no Brasileirão para buscar o acesso para a Série C”.

Homenagens

Com muita dor e pesar, as torcidas do Democrata perderam pessoas que ajudavam e amavam intensamente o time. Uma delas é Edvaldo Soares Filho, conhecido como Pimpo, que não media esforços para apoiar as torcidas.

 “O Pimpo tem uma história brilhante no Democrata. Sempre apoiou a gente, viajava com a gente e fazia de tudo para a torcida. Foi uma perda muito grande! Todos ficamos muito tristes e sentimos a falta dele, por isso, fizemos homenagens na bandeira. E sempre que podemos falamos dele”, disse o presidente da PCR, Sinval Borges.

 De acordo com Pedro Gontijo, Sandro Correia foi um dos fundadores da X-Pantera e era a alegria da torcida, sempre fazendo montagens e motivando as diversas brincadeiras. “Tem homenagens nas camisas e bandeiras da X-Pantera para o Sandro e Pimpo também. O dia mais marcante para a gente foi o dia da homenagem do Sandro, foi o dia que aqui lotou, todo mundo ficou comovido”, afirmou.

Em entrevista ao DIÁRIO DO RIO DOCE, Celso Damasceno, pai de Sandro Correia, afirmou que tem muito orgulho da torcida e se sente no dever de ajudá-los. “Esse pessoal da X-Pantera é mesmo uma torcida diferenciada! Tenho muito orgulho deles. Não abandonaram o barco. Mesmo depois de tudo o que aconteceu estão lá, firmes e sempre bagunçando os jogadores da equipe adversária nos escanteios. Eu frequentava as cadeiras, mas fico agora mais na geral, dando aquela força. Como pai e democratense me sinto orgulhoso pelo papel de patrono e também por fazer parte dessa diretoria há muitos anos. Hoje, por ser uma legião de estudantes que teve a coragem de ingressar na torcida junto com meu filho, me sinto no dever de ajudá-los no que posso financeiramente e muitas das vezes pedindo o apoio da diretoria do Democrata, onde faço parte no conselho fiscal”.

FOTO: Pamella Tomich

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Piloto valadarense conquista título do MOTO1000GP

🔊 Clique e ouça a notícia Diego Hilel conquistou o título do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade na categoria 1000cc Light GOVERNADOR VALADARES – O valadarense Diego Hilel garantiu o título