Nessa terça-feira (9) o Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) confirmou o direito do Esporte Clube Democrata de disputar a série D em 2023. O Villa Nova de Nova Lima recorreu à vaga no Tribunal, que foi concedida à Pantera por meio do Troféu Inconfidência. A votação foi de 4×1 para Pantera.
Relembre o caso:
A vaga na série D do brasileiro foi conquistada pelo Democrata no dia 27 de março, após o time vencer o Villa Nova por 3 a 1 e se classificar para a final do Troféu Inconfidência. A Pantera conseguiu reverter o placar do jogo de ida da semifinal, em que havia perdido de 2 a 1, no Mamudão. Dessa forma, com a vitória da Copa Inconfidência, o Democrata foi para o 5º lugar na tabela do Campeonato Mineiro e o Villa Nova para o 8º.
Contudo, o julgamento foi em primeira instância, podendo o time de Nova Lima recorrer. Até agora, os times classificados para a série D, por meio da pontuação no Campeonato Mineiro, são Democrata-GV, Athletic e Caldense.
Segundo o Diretor de Futebol do Democrata, Edvaldo Soares, “Nós já esperávamos que íamos conseguir, pela confiança que temos na justiça e pelo que conquistamos dentro de campo. Eles entraram forçando a barra e a justiça foi feita. Estávamos muito tranquilos com relação a essa situação”.