O Ministério da Saúde prorrogou a campanha de multivacinação e contra a paralisia infantil até o dia 30 de setembro. Dessa forma, a Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo ampliou as ações da campanha no município. Além da imunização nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde, o setor de Vigilância Epidemiológica disponibilizará, agora, a equipe do Vacinamóvel. Esta equipe irá aplicar as doses em crianças de creches e escolas de educação infantil públicas e privadas, conforme agendamento prévio. Serão aproximadamente 20 instituições.
A vacinação nas creches iniciou nessa sexta-feira (9), pela UMEI Angélica Araújo Costa, no bairro Bela Vista.
A campanha de multivacinação atende crianças e adolescentes até 15 anos. O objetivo é a atualização da situação vacinal. Já a vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil), que é feita por via oral, atende crianças de um a quatro anos, independente da situação vacinal. A Secretaria de Saúde fez um alerta aos pais e responsáveis para que não deixem de vacinar suas crianças, porque é a maneira mais eficaz de evitar as doenças.
Poliomielite
A poliomielite é uma doença extremamente grave, incapacitante e que acomete crianças, principalmente, nesta faixa etária. A doença é erradicada no Brasil desde 1994, porém, apresenta risco de ser reintroduzida no Brasil em função das coberturas vacinais muito baixas. A meta de vacinar 95% da população infantil de um a quatro anos não é alcançada há vários anos em nível nacional. “Os pais e responsáveis devem ter o compromisso de procurar uma Unidade Básica de Saúde para que as crianças e adolescentes estejam imunizadas. Existe uma importância em assumir essa responsabilidade. E a Secretaria de Saúde tem feito e criado estratégias para que essas doses cheguem até essas crianças, mas precisamos do comprometimento dos pais nesse momento”, disse Ana Amélia, gerente de Vigilância em Saúde do município.
Informações: Prefeitura de Timóteo