A inauguração do Centro Dia em Timóteo aconteceu na última segunda-feira (28). O serviço, pioneiro na região, oferecerá oficinas interativas a jovens e adultos com deficiência na faixa etária entre 18 e 59 anos. É um espaço destinado a proporcionar acolhimento, proteção e convivência durante o dia.
A iniciativa é da Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Timóteo.
A unidade funcionará na sede da APAE de Timóteo, no bairro Timirim. O Centro Dia recebeu o nome de Casa Conceição Dutra, em homenagem à ex-presidente da APAE de Timóteo e vereadora Maria da Conceição Dutra Reis. Ela atuou em defesa de diversas causas sociais e, em especial, ao trabalho na luta pelos direitos das pessoas com deficiência.
“É impossível não observar o trabalho digno desenvolvido pela APAE e não se sentir contemplado. Agora, com essa parceria, temos a oportunidade de ver mais um grande projeto social sair do papel. O município de Timóteo teve a ousadia de trilhar um caminho que ainda não foi feito, de ser o primeiro da região a implantar um Centro Dia e favorecer a inserção social, a autonomia e o combate à violação de direitos dos jovens e adultos com deficiência”, disse o prefeito do município, Douglas Willkys.
Segundo o prefeito, serão investidos R$ 30 mil/mês na manutenção do Centro Dia. A presidente da APAE de Timóteo, Vânia Lamas, elogiou o apoio do gestor municipal e de toda a equipe de Assistência Social. “Fará diferença na vida das pessoas. Temos orgulho de ser a primeira APAE da região do Vale do Aço a implantar o Centro Dia, que mudará a nossa cidade e servirá de modelo ao fornecer um serviço qualificado com profissionais selecionados”, afirmou.
O Centro Dia é composto por diversos espaços, como: espaço de Artes e Expressão, de Corpo e Movimento, de Dança e Teatro e a Sala de Tecnologia Assistiva.