O time Talentos de Baguari está disputando a Taça São Paulo de Futebol sub-20. A equipe se classificou para as oitavas de final, com data ainda a definir. O campeonato começou no dia 5 de janeiro e vai até o dia 25. Os jogos estão sendo realizados no Estádio Municipal Amadeo Mosca, em Salto (SP). A iniciativa é da Federação Alternativa de Desporto do Estado de São Paulo.
A equipe Talentos de Baguari tem o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT) de Valadares. Segundo o preparador físico do time, Alexandre Cadetti, todos os atletas da equipe são da região do Vale do Rio Doce, ou seja: Valadares, Periquito e Baguari.
“A expectativa é mostrar talentos da nossa região e ter bons resultados. Nossa equipe treinou muito pouco, menos de um mês, já que o convite para a competição veio em novembro de 2022. Mas estamos bem capacitados com nossos atletas”, disse Alexandre.
Nesta sexta-feira (13) acabou a fase de grupos. O time jogou cinco jogos em nove dias. Destes, venceu o Campos Sport, na estreia por 3 a 1, perdeu a segunda rodada para o Paraguai, por 2 a 0, ganhou do Bela Vista Tocantins, por 2 a 1, perdeu do anfitrião (Salto) na quarta rodada, por 2 a 1, e venceu o União Muriaé, por 3 a 1.
A competição conta com 32 times. A equipe valadarense estava no grupo D com outras seis equipes e se classificou em terceiro lugar.
Talentos de Baguari
O time surgiu há sete anos. Foi criado por meio de um projeto do treinador Carlos Henrique (Xixi) e foi se desenvolvendo. A base do time valadarense, aliás, foi vice-campeão no sub-17 na última edição da Copa Dente de Leite, em 2019.
O projeto da escolinha é uma iniciativa da Associação de Moradores e Amigos de Baguari (AMAB) com apoio da Vale e da Prefeitura de Valadares.