No decorrer dos seus 74 anos de fundação, o Tiro de Guerra (04-007) de Governador Valadares contribuiu para a formação de milhares de reservistas e cidadãos do município. Realizou diversas entregas de alimentos arrecadados durante campanhas à entidades sociais, homenageou centenas de militares ex-combatentes do Exército Brasileiro, além é claro de sua participação em atividades das Forças Armadas. Nesta quinta feira (31), mas do que uma data comemorativa, o TG celebra sete décadas de contribuição ao Serviço Militar, em Valadares.
Para comemorar a data, os instrutores, juntamente com a turma de monitores, atiradores e servidores civis do estabelecimento de ensino, promoverão a formatura de aniversário da unidade nesta quinta feira, às 19 horas, reunindo autoridades militares, civis, empresários, ex-atiradores. A solenidade será na sede do Tiro de Guerra 04-007, que fica na Avenida Veneza, nº 1.067, no bairro Grã-Duquesa. A cerimônia será aberta a toda a comunidade. Durante a cerimônia, será realizada a recepção às autoridades presentes, execução do Hino Nacional, além das canções que os atiradores aprenderam durante as instruções, como a Canção do Exército e Canção do Tiro de Guerra.
Criado no dia 31 de outubro de 1945, o Tiro de Guerra permitiu, de forma educacional proporcionar a milhares de jovens brasileiros a oportunidade de atenderem à Lei e de prestarem o Serviço Militar inicial. Mais que o caráter obrigatório, essa modalidade de Serviço Militar configura um direito do cidadão em dar sua contribuição à defesa da Pátria. Para o comandante do TG e chefe da Instrução da unidade, o subtenente Walbec Mota Macedo a corporação foi fundamental no processo de educação de milhares de jovens. “Será um momento especial para nossa unidade, que completa neste ano 74 anos. Governador Valadares é uma cidade que me acolheu de braços abertos. Um povo muito receptivo e carinhoso. Por aqui já passaram muitos jovens, que aprenderam os conceitos cívicos da formação familiar”, resaltou.
Por: Eduardo Lima | eduardolima@drd.com.br
Foto: Divulgação/ Foto salva como TG74
Legenda: