Após a forte chuva que atingiu a cidade de Alpercata, na noite dessa sexta-feira (28), ao menos 70 famílias estão desalojadas e aguardam a limpeza dos imóveis para retornar às casas.
Segundo a Prefeitura de Alpercata, o temporal durou um pouco mais de 40 minutos. Até às 13h de sábado (29), ao total, 197 pessoas foram atingidas pela chuva, entre elas: 147 adultos, 25 crianças e adolescentes e 25 idosos. Quatro regiões do município ficaram comprometidas pela enchente: Alvorada, Cidade Nova, Vista Linda e Era Nova.
O levantamento dos estragos causados pelas chuvas feito pela Administração Municipal destaca que as famílias desalojadas tiveram como principais perdas móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, roupas, documentos pessoais, animais, alimentos, utensílios domésticos e, em alguns casos, o imóvel ficou parcialmente danificado.
Já na manhã deste sábado, profissionais da Secretaria de Obras Públicas estavam nas ruas fazendo a limpeza das vias e retirando a lama que entrou em algumas casas. A prefeitura também informou que tem auxiliado as famílias atingidas com o fornecimento de alimentação e recuperação de documentos que foram perdidos.
“A gente teve imóveis públicos atingidos, na escola municipal Quitéria Maria, Secretaria de Obra, Almoxarifado Central, o Crase de Era Nova, o posto de saúde central, a quadra poliesportiva, o estádio de futebol, além de algumas praças. E agora a principal ação da prefeitura é a limpeza das ruas, auxílio da limpeza de algumas casas, além de levantamento de dados. Como algumas famílias perderam praticamente tudo, a gente forneceu hoje um almoço para famílias que não tiveram condições de fazer a comida”, informou Júnior Martins, secretário de Desenvolvimento Social de Alpercata.
Até a publicação dessa reportagem não foi possível confirmar o volume de chuva registrado na noite de sexta-feira (28) em Alpercata.