GOVERNADOR VALADARES – Em alusão ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, celebrado no dia 21 de março, a Gerência de Juventude, Promoções Culturais e Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT) realizará uma roda de conversa para discutir temas relacionados ao combate ao racismo e à promoção da equidade. O evento acontecerá na próxima sexta-feira (21), das 14h30 às 18h, na Galeria Monhangara, localizada no segundo piso do Teatro Atiaia.
A iniciativa contará com palestras de especialistas da Universidade Federal de Juiz de Fora – campus Governador Valadares (UFJF-GV), do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e da Gerência de Patrimônio Histórico. Segundo Antonio Augusto Alves, gerente de Juventude, Promoções Culturais e Igualdade Racial da SMCELT, o objetivo é conscientizar a população sobre temas como racismo, religiosidade de matriz africana e equidade na educação.
“Ressaltamos que o encontro será aberto ao público em geral para uma troca de conhecimento. Nossa intenção é fomentar o debate e promover reflexões que possam contribuir para o enfrentamento da discriminação racial em diferentes esferas da sociedade”, destacou Antonio Augusto.
Temas e palestrantes
O evento contará com quatro palestras, abordando diferentes aspectos do combate ao racismo e da promoção da equidade social:
- “Religiosidade de Matriz Africana” – Antonio Augusto Alves, gerente de Juventude, Promoções Culturais e Igualdade Racial da SMCELT;
- “Ideias que Embasam o Racismo” – Carlos de Faria Júnior, professor e coordenador do Programa de Extensão Goliardus: Divulgando a Cultura na Poética da Vida, vinculado à PROEX/UFJF;
- “O PET-Saúde no Enfrentamento ao Racismo e às Desigualdades na Macrorregião Leste de Minas Gerais” – Micael Alves dos Santos, enfermeiro e coordenador do Núcleo de Integração Ensino-Serviço-Comunidade;
- “Equidade na Educação: a Lei de Cotas como Instrumento (Desafios e Estratégias de Enfrentamento)” – Emilly da Silva Campos, formanda em Direito e ex-extensionista voluntária do Projeto de Extensão Ecos no Cinema/UFJF.
O encontro será mediado por Leonardo Evangelista, estudante de Economia da UFJF-GV e monitor da disciplina de História Econômica e Formação Econômica do Brasil. O evento é gratuito e aberto ao público.







