O município de Governador Valadares, que recentemente foi incluso, junto com outros oitenta municípios, na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), recebe hoje (25) o superintendente estadual do Banco Nordeste, Wesley Maciel. A vinda do representante à nossa cidade é motivada pelo encontro que acontecerá logo mais, às 18h, entre a Superintendência, empresários do setor industrial e contabilistas de Valadares e região.
O objetivo do encontro é apresentar as linhas de crédito e a forma de atuação do Banco Nordeste nos municípios agora amparados pelo serviço da organização. Em entrevista ao Diário do Rio Doce no início desta tarde, o superintendente Wesley Maciel informou que a agenda institucional inclui reuniões com prefeitos e visitas a várias instituições para apresentar, inicialmente, o banco e o trabalho que será desenvolvido pela Sudene.
Benefícios para a nossa região
Maciel explica que o Banco Nordeste é um operador do Governo Federal nas políticas de desenvolvimento e só pode atuar em regiões correspondentes à área de atuação da Sudene, que, até a inclusão dos demais municípios, eram somente as do norte de Minas e do Espírito Santo, além do próprio Nordeste do Brasil.
A inserção de Valadares e outras cidades mineiras no projeto, partiu de uma notória manifestação da população do Vale do Rio Doce, que se interessou pela ampliação da Sudene em Minas, visando obter benefícios que contribuam para a otimização do empreendedorismo na região, como o financiamento das atividades produtivas. Após a mobilização das entidades de classe política, foi construído o projeto de inserção, levado à votação do Senado e finalmente aprovado, o que para o superintendente é motivo de celebração.
“É um ganho, uma transformação de uma realidade que merece ser muito comemorada. A Sudene pensa projetos estruturantes e oferece oportunidades de redução de imposto de renda, por exemplo, e outros benefícios fiscais operados também pela Sudene (…) Hoje já estamos podendo realizar financiamentos, somos gestores do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que é o dinheiro mais barato do Brasil e que tem os melhores prazos, as melhores condições para quem quer empreender. Tudo isso com juros subsidiados e prazos adequados. A grande vantagem é essa: inseriu na área da Sudene, tem os benefícios fiscais, alguns outros benefícios legais, e o Banco Nordeste pode chegar e financiar a atividade produtiva com os recursos do fundo constitucional”, explicou.
Com a inclusão de Governador Valadares na Sudene, empresários da cidade passam a contar com benefícios fiscais e com o crédito ofertado pelo Banco Nordeste, com taxas e prazos de pagamento adequados a cada situação.
O presidente da FIEMG Regional Rio Doce, Marcos Lopes, destaca a importância de o executivo do Banco Nordeste estar na cidade. “Um dos assuntos que serão tratados será, por exemplo, que as empresas da região vão poder contar com uma série de incentivos fiscais, como redução de até 75% do valor do Imposto de Renda Pessoa Jurídica, e empréstimos a juros mais baixos. As empresas terão uma série de vantagens competitivas, que vão ajudar na atração de novos negócios”, disse.
Oportunidade de formar parcerias
Wesley Maciel enfatiza que o foco da reunião de hoje é formar parcerias e apresentar o serviço da Sudene, colocando-se à disposição dos empresários da nossa região. “Até que não tenhamos uma agência física por aqui, não estando fisicamente, nós estamos levando a informação, porque já podemos atendê-los. Nossa visita é isso. Chegamos e estamos prontos.”
Para mais informações sobre o Banco Nordeste acesse www.bnb.gov.br
O encontro dos empresários com o superintendente estadual do Banco Nordeste, Wesley Maciel, acontece às 18h, na sede da Fiemg Regional Rio Doce, rua Leda Maria Mota Godinho, 120, JKII.