O Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni se reuniu na última quarta-feira (6) com os coordenadores municipais de Vigilância Epidemiológica e de Atenção Primária para passar as orientações técnicas referentes à sazonalidade dos vírus respiratórios.
Com a chegada do outono e em seguida do inverno, é comum haver quedas de temperaturas constantes e, também, diminuição da umidade do ar, fatores que contribuem para o aumento da circulação de vírus e fungos nos ambientes.
Durante a reunião, realizada virtualmente, foram apresentados a última atualização técnica do protocolo de infecção humana pelo SARS-COV2, as orientações sanitárias para as atividades escolares, o protocolo de tratamento da Influenza e a programação e distribuição do medicamento oseltamivir, utilizado para o tratamento da influenza.
Teófilo Otoni e Bertópolis têm unidades que monitoram a circulação dos vírus responsáveis pela Síndrome Gripal. Conhecidas como Unidades Sentinelas, elas realizam cinco amostras por semana de pacientes que procuram atendimento com sintomas gripais. Essas amostras são encaminhadas para o Laboratório Macrorregional e, de lá, são enviadas para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED) para análise. Informações: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais